Traço de caráter rígido Corpo Explica

traço de caráter rígido

Conhece aquela pessoa toda proporcional, com corpinho de violão e músculos delineados? Essa é uma pessoa atraente, mas ela nunca se acha boa e perfeita o bastante. Essa pessoa provavelmente tem alta predominância do traço de caráter rígido do Corpo Explica. Leia nesse post tudo sobre o traço das pessoas bonitas, proativas e ágeis que buscam a perfeição!

Formação do traço rígido

O processo de mielinização molda o nosso corpo e a nossa mente. O traço de caráter rígido carrega consigo uma energia sexual a mais, e traz um corpo mais harmônico e fluido, considerado por muitos um corpo mais bonito, dentro dos padrões culturais de beleza.

Observando na imagem abaixo a cronologia da mielinização, a região ligada ao traço de caráter rígido é a de cor verde. Esta é a região sacral, no final da coluna, de onde sairão terminações nervosas que vão inervar as regiões genitais, trazendo sensibilidade para essa área e estimulando novos hormônios que começarão a circular na rede sanguínea da criança.

mielinização do sistema nervoso

O período de desenvolvimento desse traço de caráter acontece entre os 3 anos e meio e os 5 anos, fase do despertar da energia sexual.

Assim começa a sexualidade, que, é claro, é diferente do que sentimos na fase adulta. É uma energia diferente, que anteriormente ela não sentia. É nessa fase que a criança começa a colocar a mão nas partes íntimas com maior frequência. Ela percebe que há algo novo ali.

Ressaltamos que essa descoberta não tem nada a ver com desejo sexual. Ela apenas está ganhando uma nova percepção sensorial em uma região do corpo que já existia, mas não tinha essa sensibilidade.

Nesse momento, a criança também começa a perceber que as pessoas “se juntam em pares”. O meu pai se juntou com minha mãe, meu tio com a minha tia, eu também preciso de um par. Ela pode falar que vai se casar com o vovô ou a vovó, por exemplo.

A criança começa a ter uma nova percepção de relacionamentos

O primeiro par que se forma na mente da criança é com seus pais, tanto que muitas vezes, estes chamam seus filhos de “meu príncipe” ou “minha princesinha, você é tudo para mim, você é minha vida, eu cuido de você”. Veja que estamos falando de par, e não de casal. A criança só percebe que há dois seres humanos próximos, então ela provavelmente deveria achar seu par.

Nesse momento, a criança percebe também que, apesar de ouvir o quando é importante, seu pai e/ou mãe ainda saem para trabalhar, se relacionam com outras pessoas, tem atividades diferentes.

A criança então se sente trocada. Ela ainda não compreende que o pai e a mãe têm diversas outras coisas para fazer, porque apenas considera que, no mundo, as pessoas vivem em pares e ela precisa do seu par. É a partir daí que Freud fala sobre o triângulo de Édipo. A menina faz par com seu pai e deixa a mãe de lado. O menino faz par com sua mãe e deixa o pai de lado.

Surge então uma disputa, porque a criança ainda não tem noção de que não pode fazer par com o pai ou a mãe. Ela ganha essa clareza apenas no decorrer da vida social que vai construir. Nesse momento, ela se conecta com o progenitor do sexo oposto, e o traço de caráter rígido nasce.

e-book traços de caráter roxo

A dor do traço rígido

Aqui nasce também a dor do rígido, que é a de se sentir trocado, excluído. Ele tem medo de ser “traído” quando percebe que o pai ou a mãe não pode ser seu par o tempo todo, mesmo depois de dizer que a ama tanto.

A criança começa então a perceber que a conexão de seu pai com sua mãe é mais forte, e que ela não formou um par, mas sim, um triângulo, onde é a parte mais fraca, afinal quando ela chegou seus pais já estavam conectados. Por mais “abalado” que esse casal esteja com a chegada da criança, a tendência é que a união continue.

Então, quando alguém do traço rígido sente que perdeu algo, é a sensação de “por quem ou pelo que você me trocou?”. Essa percepção triangular faz qualquer perda se parecer com uma traição, mesmo que a terceira parte do triângulo seja um objeto ou um hobbie da outra pessoa.

Isso faz o rígido pensar o que ele precisa melhorar ou aperfeiçoar em si para ganhar da próxima vez, obtendo a preferência. É importante saber pelo que ou por quem foi trocado, entender “o que ele tem que eu não tenho”.

A partir de agora, toda a rede nervosa, todas as sinapses do corpo desse ser em desenvolvimento vão controlá-lo de maneira que ele se aperfeiçoe para chamar mais atenção. Essa pessoa tem um novo recurso, uma região do corpo que adquiriu uma sensibilidade nova, que vai moldá-lo para protegê-la da dor da perda.instagram

O recurso do traço de caráter rígido

A criança pensa “Como eu sobrevivo num mundo onde pares existem e, ao tentar formar um par, às vezes eu fico de fora? Preciso mudar alguma coisa!”.

E a mudança acontece, tanto no corpo quanto na mente.

Ela é estimulada pelos hormônios sexuais, que vão direcionar o crescimento da mulher e do homem. Assim, o traço de caráter rígido desenvolve um corpo com atratividade maior, com um sex appeal, uma vez que isso faz vencer as triangulações da vida.

Como a dor do rígido é a de ser trocado, esse medo é muito forte nele. Assim, ele entende que não pode depender de uma única opção, afinal, se ele tiver uma única opção e for trocado novamente, ficará “na mão”.

Se na triangulação com pai e mãe, o rígido era a ponta fraca, agora, com duas opções, ele tem força na relação. Isso criará uma tendência para triangular em vários aspectos da vida, escondendo o medo de ser trocado. A pessoa tem um nível médio de dependência emocional.

As pessoas com predominância do traço de caráter rígido, são as que mais conseguem separar amor de sexo, podendo desejar um parceiro em cada área (mas isso não quer dizer que todo rígido vai trair, ou sente essa necessidade!).

Seu corpo se desenvolve no sentido de ter estatura, formato e harmonia para competir e ganhar. Para o rígido, ficar em segundo lugar é uma verdadeira vergonha, ele sempre quer estar em primeiro e ser o escolhido.

Vamos ver a seguir como esse traço de caráter se manifesta no corpo e na mente.

Estrutura corporal do traço de caráter rígido

Vamos falar agora sobre a parte visível do corpo do rígido, sabendo que a mente influencia na formação e contornos desse corpo.

Se o objetivo do rígido é ser o mais perfeito possível para não ser trocado, para evitar a traição e para ganhar, o seu corpo manifesta isso de várias formas. Então é possível ver na sua silhueta, por exemplo, um formato de violão e um desenho da musculatura por todo o corpo.

O corpo do traço de caráter rígido se expressa muito mais, mostrando a que veio, porque ele tem uma intenção consciente de exibir seu corpo para ganhar. Assim, ele sempre evidencia de forma até natural a sua beleza, a sua estatura, bem como a sua sexualidade.

O traço de caráter rígido tem um sex appeal muito maior. É o caso de alguém que veio só te pedir um copo de água, por exemplo, mas parece que ela te encantar, te seduzir ou até fazer um convite.

Assim, no contato com as mulheres que têm predominância do traço de caráter rígido, é muito comum os homens confundirem sua cordialidade com uma abertura a mais, algo mais sexual. Essa confusão ocorre porque, em tudo que o rígido faz, ele coloca uma energia sexual com expressão corporal bastante evidente.

O rígido trata as pessoas com uma cortesia tão automática que acaba seduzindo sem nem perceber. Essa é apenas a forma que ele encontrou para existir, para se expressar nesse mundo. Devido à sua sedução tão natural, o rígido tem um brilho diferenciado para as outras pessoas.

Como exemplo de predominância do traço de caráter rígido, temos o ator Rodrigo Hilbert. Observe na imagem a harmonia, a saliência dos contornos do seu corpo.

traço de caráter rígido

Rigidez na cabeça

Analisando as partes do corpo individualmente, veremos que a cabeça de um rígido não será muito alongada, achatada ou arredondada. Ele não terá uma testa avantajada, ou um olho esbugalhado, pois as partes de seu rosto serão bem distribuídas e proporcionais.

Olhos do traço rígido

Os olhos se conectam intensamente com as pessoas, seduzindo, num tom de “você nem imagina o que eu posso te oferecer”. Seu formato é delineado e está atrelado a uma conexão para sedução.

Boca no traço de caráter rígido

Observando a boca do rígido, temos um sorriso mais desenhado que os outros, com os lábios levemente carnudos. Os dentes são muito bem alinhados, tanto na curva do sorriso como na proporção entre os de cima e os de baixo. É uma boca que desperta a vontade de ser beijada ou admirada, por se mostrar muito bonita.

Se observarmos bem, todos os esforços relacionados à beleza e estética visam chegar ao formato rígido.

A maquiagem que as mulheres costumam fazer nos olhos costuma ressaltar esses contornos, o sex appeal, um olhar que conecta. O aparelho ortodôntico que muitas pessoas utilizam hoje visa ressaltar um sorriso alinhado. Os batons também são usados para trazer evidência, sensualidade e vida para a boca.

Tronco do rígido

Descendo para o tronco, o rígido apresenta uma cintura mais evidente, com uma curvatura de violão como nos referimos anteriormente. É verdade que as mulheres costumam ter cinturas mais finas, mas o formato de violão é identificado também no tronco dos homens.

O tônus muscular é muito mais presente, evidente. A musculatura de um rígido desperta o desejo por admirar, analisar, tocar. É uma musculatura escultural, onde as curvas do bíceps, tríceps, peito e barriga ficam evidenciadas. O mesmo ocorre com a musculatura das costas, que é muito bem desenhada.

Rigidez no quadril

Observando a região do quadril, encontramos novamente curvaturas bem evidentes e harmoniosas, sobretudo um bumbum mais redondo, empinado e firme.

Pernas do traço de caráter rígido

Nas pernas do rígido vemos uma proporcionalidade, o desenho de uma musculatura, tônus muscular, mesmo se a pessoa não fizer academia ou esportes.  Também vemos joelhos com uma distância simétrica. As pernas expressam muito mais movimento, energia, força e peso do que as outras, uma explosão para correr, para “fazer acontecer”.

Vamos entender agora como funciona o rígido na dor e no recurso.

O traço de caráter rígido na dor

Quando o rígido percebe que está numa situação triangular e foi ou vai ser trocado, ele entra na dor. Nesse sentido, a pessoa se torna muito questionadora e perfeccionista, podendo travar quando não sente o prazer em conseguir ser o melhor e em se aperfeiçoar sempre, para agradar a si mesmo ou a alguém que ele deseja estar conquistando de alguma forma.

Mesmo sendo donos de corpos bem delineados, os rígidos costumam ter problemas com a sua própria imagem. Apesar de serem considerados muito bonitos, sofrem por acharem que não são tão bonitos quanto deveriam.

O rígido compete sem saber com quem, tenta agradar, mas não sabe a quem. Seu foco é não perder da próxima vez. No contexto da triangulação existencial, observe que, se você der uma opção para o rígido e ele não tiver outra possibilidade, ele mesmo cria a segunda opção.

Por exemplo, você pode contratar um rígido para fazer um serviço. Ele entende que você é uma opção para ele; mas fica procurando a outra opção, porque precisa montar um “triângulo forte”.

O pensamento é “fui contratado, mas, se eu falhar, quem vai tomar meu lugar?”. Por isso, o rígido também pode buscar as outras opções de quem se relaciona, para saber se ele é “melhor” ou “pior”.  O rígido na dor pode ter dificuldades financeiras, porque muitas vezes, ele não se acha bom o suficiente e perde oportunidades ou não faz a desejada transição de carreira por nem tentar, ou não arrisca mais com medo de não ser perfeito o suficiente no trabalho ou projetos.

A competição pode se refletir no corpo

Ele tenta controlar tudo, de modo que fique na posição mais favorável. Essa necessidade consome toda a sua energia de vida. É impossível controlar todas as coisas, todas as variáveis e, em especial, todas as pessoas; mas o rígido adoraria controlar até mesmo coisas tão grandiosas quanto o tempo, ou algo que na realidade nem está ameaçando. Se ele não consegue vencer ou eliminar esse “adversário”, precisa controlá-lo.

Nesse ponto, tem início o gasto de energia num aperfeiçoamento sem fim e numa forte crítica, porque o rígido pensa não ser bom o suficiente. A triangulação, que era um equilíbrio, começa a virar uma confusão. Quando está na dor, mesmo tendo o controle, ele não consegue ficar feliz ou transmitir tranquilidade.

O desgaste machuca o corpo físico do rígido. Ele pode ter dores constantes em áreas como o pescoço ou a lombar. Isso é consequência do gasto de energia em se dividir, correr de um lado para outro, lutar e controlar adversários invisíveis: é um enorme esforço mental que pode levar seu corpo à exaustão.

O traço rígido no recurso

Enquanto a dor do traço de caráter rígido está na triangulação existencial, seu recurso é uma enorme proatividade e agilidade. O rígido não precisa receber pedidos ou ordens para executar algo; afinal ele mesmo já se cobra para ser o melhor e faz o que precisa nesse sentido.

Como o rígido quer a atenção das pessoas para ser escolhido, ele gosta de brilhar. Estando no recurso, ele consegue juntar proatividade, energia, agilidade e competição para brilhar muito. Isso faz encantar, seduzir e conquistar as pessoas a sua volta.

No mundo dos negócios, os rígidos são pessoas extremamente persuasivas e conectadas. Isso acontece porque elas “brilham”, atraem as pessoas, fazem pontes, convencem e quando precisam entrar em ação, executam, especialmente se estiverem atentas às necessidades dos traços de caráter.

A triangulação, no recurso, é a solução. Ele consegue se organizar, colocando sua energia ora na vida pessoal, ora na vida profissional. Na dor, ele não consegue fazer isso com tranquilidade – estará num lugar, pensando no outro.

O que esperar e não esperar do rígido

Podemos esperar força, consistência, perseverança até o fim, até vencer o jogo. Como o seu prazer está na conquista, depois que ele alcança sua meta, busca novos planos e objetivos.

O rígido costuma ter imensa disposição para executar o tempo todo, pois ele é o verdadeiro “fazedor”. Isso porque ele pensa que quando está parado, está perdendo tempo e oportunidades. Ele é uma pessoa elétrica e cheia de energia. O rígido também utiliza muito sua estrutura física como um recurso.

O rígido sempre transmite um ar de plenitude, de capacidade, de controle, mas, especialmente quando ele está na dor, é possível perceber nele uma carga de insegurança muito grande. Isso acontece porque ele está sempre com ciúmes e medo de perder, achando que vai perder.

Não espere vulnerabilidade, entrega e confiança em outras pessoas, foco exclusivo ou decisões rápidas, afinal, os rígidos são pessoas “divididas”.

Se você tenta ajudar um rígido, ele precisa se abrir com você, se mostrar vulnerável, mostrar suas fraquezas. Para este traço de caráter, no entanto, mostrar suas fraquezas desperta o pensamento de “se eu te mostrar meus defeitos, o que eu vou fazer quando precisar competir com você?”.

Sim, na cabeça dele, uma hora ele vai precisar competir até mesmo com quem o ajuda!

Para estimular positivamente um rígido, você deve mostrar a ele que pode confiar e se sentir seguro com você, que o seu lado do triângulo está firme. Isso o levará a ficar mais tempo no recurso do que na dor!

e-book traços de caráter

Vamos chegar mais longe?

Depois de conhecer o traço de caráter esquizoide, o traço oral, o traço psicopata e o traço masoquista, gostou de saber mais sobre o traço de caráter rígido? Então envie esse post para alguém que você gosta e deixe também um comentário abaixo sobre o que mais te impressionou na leitura.

Se você gosta do instagram, trago conteúdos diariamente.

Entenda seus traços de personalidade. Meu e-book com 2 bônus: mentoria individual + aula gravada de como cuidar dos traços vai ajudar a colocar teus traços no recurso!

e-book traços de caráter

ENTENDA SEUS TRAÇOS DE CARÁTER  E APRENDA A SAIR DA DOR

E-BOOK TRAÇOS DE CARÁTER + 2 bônus