O Corpo Explica, o que é? Como funciona?

O Corpo Explica o que é?

O autoconhecimento e a compreensão dos modelos de personalidade que influenciam a sua vida é o que separa as pessoas que conseguem resolver seus problemas das que não conseguem.

O Corpo Explica é um divisor de águas quando o assunto é se conhecer melhor. O motivo é que ele ajuda a descobrir qual a sua combinação de traços de caráter para, então, oferecer o caminho de uma transformação real e efetiva.

Imagino que, ao longo da vida, você já encarou o seu jeito de ser como um defeito. Se isso aconteceu, o Corpo Explica também chega para desafiar essa percepção, revelando que aquilo que parece um defeito pode, na verdade, ser o seu superpoder.

A maioria das pessoas se questiona, quando ouve falar sobre o assunto, o que é o Corpo Explica? A ideia é estranha para alguns, mas simples para outros. Nosso corpo e mente estão conectados de modo tão profundo que o formato do corpo a explica o funcionamento de nossa mente.

Descubra o que é o Corpo Explica, quais formas você deve observar em seu próprio corpo e como esse conhecimento pode te ajudar em questões pessoais e profissionais!

O que é o Corpo Explica?

O Corpo Explica é uma escola de formação que ensina um método de autoconhecimento que parte do princípio que a mente e o corpo estão totalmente conectados. Talvez você já conheça essa ideia, mas não da forma que apresentamos aqui. O método de Análise Corporal, que é a base do Corpo Explica, busca desvendar como funciona a mente de uma pessoa, a partir do formato do corpo dela. 

Quem tem a oportunidade de utilizar esse método vive uma verdadeira experiência de autoconhecimento. Você entende melhor a própria personalidade, comportamentos, sentimentos e encontra as raízes dos seus grandes problemas – aqueles que impedem você de chegar onde deseja e alcançar objetivos.

Deixa eu te fazer uma pergunta: quantas vezes você se viu tentando se encaixar em expectativas injustas, impostas por outros ou até criadas por você mesmo?

O método O Corpo Explica é um guia que desafia essas expectativas, revelando a verdade sobre várias questões que te incomodam em você, como dependência emocional e falta de ambição, por exemplo.

Só conhecendo melhor essas questões você vai poder encarar elas frente a frente, com uma nova postura. A análise é parte do entendimento sobre o que é o Corpo Explica, trazendo uma grande vantagem para quem deseja utilizar esse método.

Como funciona O Corpo Explica?

Agora você entende as bases sobre o que é o Corpo Explica, mas isso pode despertar uma nova questão sobre quais as aplicações práticas dessa teoria.

Usar o método O Corpo Explica ajuda a qualquer pessoa que se encontra em certas situações, quase sempre incômodas e limitantes, e busca resultados melhores, mas que nunca conseguiu alcançar. Esse processo de autoconhecimento vai ser uma virada de chave para você em casos de:

Qual o objetivo do método O Corpo Explica?

O foco do método O Corpo Explica é  entender como sua mente funciona.  A partir disso, você entende suas dores emocionais e dificuldades. Em contrapartida, você aprende a acessar suas habilidades e superpoderes em diversos aspectos, como carreira, relacionamentos, finanças e saúde. 

Além disso, você aprende como pode viver no recurso (isto é, atendendo as próprias necessidades), pois o método aponta os pontos fortes que você utiliza para viver a sua melhor versão, uma versão mais saudável e que não desperdiça o seu precioso potencial.

A ideia central do método o Corpo Explica não é fazer a pessoa mudar tudo, mas ajudar a dissolver padrões repetitivos e interromper ciclos que prejudicam a vida dela. Ela vai entender que não nasceu errada, mas sim que vive na dor e que agora pode gerenciar quem ela é, pois, por incrível que pareça, tudo já tinha se formado nos seus primeiros anos de vida.

Qual a origem do Corpo Explica?

Não há como explicar o que é o Corpo Explica sem apresentar a combinação de conhecimentos científicos que têm raízes plantadas há mais de cem anos, na mesma época em que Freud dava início à psicanálise moderna. No começo do século XX, a relação corpo-mente já estava sendo investigada por muitos estudiosos, que elaboraram teorias sobre essa dinâmica.

Uma dessas teorias foi a base para o que é o Corpo Explica hoje. O método é baseado principalmente nos estudos inovadores de Wilhelm Reich e Alexander Lowen, dois renomados médicos psicanalistas que desvendaram a relação entre a estrutura do corpo e o funcionamento da mente.

Dá para imaginar o quão revolucionário foi descobrir que o tipo de corpo de uma pessoa ajuda a entender como ela pensa, sente e age?

Nesse campo, Reich foi o pioneiro e, além de originar a primeira vertente de Análise do Caráter, desenvolveu a Teoria dos Traços de Caráter que hoje baseia a leitura corporal e define o que é o Corpo Explica. Ainda mais interessante é como essa teoria revelou que nossa mente molda o corpo como uma defesa contra cinco medos fundamentais – rejeição, abandono, manipulação,  humilhação e traição.

O Corpo Explica é o aprimoramento desses conhecimentos, refinado por três pesquisadores brasileiros – Vanessa Cesnik, Guilherme Geest e Elton Euler. Os fundadores se aprofundaram nesse laço entre corpo e mente e desenvolveram ferramentas que, além de revelar os traços corporais que formam sua identidade, emoções e comportamentos, também te capacitam a usá-los da melhor forma possível.

Quer resultados imediatos?
Análise Corporal pode transformar sua vida!
Resolva de uma vez por todas:

Como o Corpo Explica o funcionamento da mente?

A mente atua como o maestro de uma orquestra, controlando o corpo por meio de uma rede neural bastante complexa. Essa rede, composta por bilhões de neurônios conectados, envia constantemente impulsos elétricos com comandos e informações.

O desenvolvimento dessa rede ocorre em etapas, começando no cérebro e descendo pela medula espinhal, e vai se ramificando por todo o corpo no chamado processo de processo de mielinização. O resultado desse processo é que o formato do corpo reflete toda a formação, permitindo a esse processo identificar as características registradas pelo sistema nervoso.

A bainha de mielina na mielinização dos traços de caráter.

Esse desenvolvimento e conexão neural ocorrem de maneira única em cada pessoa, influenciando tanto a forma física do corpo quanto o padrão de funcionamento da mente durante a formação dos traços de caráter. 

Graças a esse sistema, a relação entre mente e corpo origina um processo que molda quem somos desde o comecinho da nossa vida, lá no útero.

O Corpo Explica: O que é cada tipo de caráter?

Se você quer mudar de comportamento mas nunca tem sucesso, talvez esteja querendo ser uma coisa que a mielinização do seu sistema nervoso não favorece. A verdade é que você precisa conhecer os seus traços e respeitá-los.

Leia também:  Vícios: todo excesso esconde uma falta? De onde surgem, e como podemos vencer?

Só podemos compreender o que é o Corpo Explica quando entendemos os tipos de caráter. Saiba quais são, como eles se formam e como é o corpo das pessoas que têm cada um como dominante.

Esquizoide

Como se forma: Surge na gestação, quando a mãe enfrenta situações estressantes ou de medo. Nesse período, o bebê, percebendo o desconforto, concentra energia na cabeça e acaba se desconectando do corpo e aprende a viver na cabeça, na mente.

Características físicas: Corpo afinado, membros alongados e pés inseguros.

Comportamento: Sua tendência é à introversão, evita contato físico e vive no “mundo da fantasia”. Quando está funcional, essa pessoa desenvolve poder criativo e racionalidade acima do normal.

Oral

Como se forma: Relacionado à fase de amamentação, influenciado por eventos como desmame precoce e outras questões na alimentação e nutrição emocional do bebê.

Características físicas: Formas arredondadas, músculos flácidos, necessidade de ocupar a boca.

Comportamento: Pode ser possessivo, ciumento e desenvolver dependência emocional. A busca por prazer oral às vezes se manifesta em vícios como o fumo ou hábitos alimentares compulsivos. Quando está funcional, tem um grande poder de comunicação e acolhimento.

Psicopata

Como se forma: Surge quando a criança começa a explorar o ambiente, aprendendo a se movimentar. É uma fase em que a manipulação se torna uma forma de interagir com quem está ao seu redor.

Características físicas: Algumas características são corpo em forma de triângulo invertido, ombros largos e cintura fina.

Comportamento: Busca poder e controle, tem alta habilidade de sedução e negociação. Também tende a esconder sua dor existencial se mesclando com outros.

Masoquista

Como se forma: Se desenvolve durante o desfralde, quando a criança aprende a usar o banheiro. Nessa etapa, a mielinização desce até a região lombar e a leva a segurar o que está dentro do corpo para não sujar as roupase não deixar escapar nada.

Características físicas: Corpo quadrado e duro, com energia distribuída por todas as regiões e cintura grossa.

Comportamento: Tende a suportar muito e sofre para não fazer os outros sofrerem. Pode acumular raiva e, eventualmente, liberá-la de maneira destrutiva. Quando funcional, é organizado e metódico.

Rígido

Como se forma: Surge na descoberta da sexualidade, quando a criança percebe diferenças entre os órgãos genitais. Envolve uma competição inconsciente pelo amor do gênero oposto, na figura do pai ou mãe.

Características físicas: Corpo competitivo e atlético (é comum a preocupação com a estética).

Comportamento: Pode ter dificuldade nos relacionamentos, busca validação e a entrega parcial – com um pé em cada alternativa – gera conflitos internos. Alcança equilíbrio quando busca metas pessoais desafiadoras.

O Corpo Explica a mente de uma pessoa

Como funciona a Análise O Corpo Explica?

Entendeu o que é o Corpo Explica? Então vamos falar mais sobre a Análise Corporal, que transforma essas informações em um método de autoconhecimento.

Leia também:  Ansiedade e os traços de caráter

A Análise Corporal no método O Corpo Explica acontece em fases. Em cada uma delas, eu, como Analista, faço a leitura profunda da personalidade da pessoa pelo formato, sensação e expressão do seu corpo.

Fase 1:

Na primeira fase eu faço um mapeamento. De início, vou scanear 6 partes do teu corpo: cabeça, olhos, boca, tronco, quadril e pernas e depois cada parte vai ser pontuada utilizando a ferramenta específica. 

Fase 2:

Na segunda fase, eu gero um gráficoa partir da sua pontuação, indicando a porcentagem que você tem de cada tipo de caráter. 

Fase 3:

Nessa fase, te explico o teu gráfico, explico a tua combinação, e como isso impacta na tua vida, nas tuas habilidades, características, dores e conflitos existenciais. Eu também mostro os desafios que você enfrenta no dia a dia e como o ambiente externo influencia na tua vida dependendo da mente que você tem.

Na terceira etapa você traz alguma questão circunstancial, ou alguma situação que você está enfrentando do dia a dia e gostaria que o corpo explicasse. Nesse momento você tem a resposta de três perguntas que ajudam a resolver qualquer problema:

  • Por que você está passando por esse problema?
  • Por que você ainda não conseguiu resolver esse problema até hoje?
  • Como você pode solucionar esse problema?

Fase 4:

Em até três dias da sua análise, lhe envio seu Manual de Funcionamento e Plano de Ação, que é um material muito completo com todos os gráficos, combinações, explicações e particularidades sobre você. Esse será seu manual de consulta para ter sempre à mão.

Fase 4:

Após a sua sessão, você recebe sete dias de suporte via whatsapp na implementação do seu plano de ação. Você pode tirar todas as dúvidas que aparecem quando você vai se familiarizando com seu Manual de Funcionamento e Plano de Ação.

Leia também:  Transição de carreira e 5 traços de caráter: o que te trava, como fazer?

O Corpo Explica, como funciona?

A sessão O Corpo Explica leva quanto tempo?

A análise O Corpo Explica é uma técnica profunda, e uma consulta rápida não vai dar conta das respostas que você precisa. Dessa maneira, uma sessão pode durar até duas horas, mas esteja preparado para caso precise estender nossa conversa por mais tempo para, assim, entrarmos em detalhes importantes.

Esteja com tempo livre na agenda e com a mente livre e sem pressa para a sessão acontecer da melhor forma. Como o encontro ocorre de forma online, você pode escolher um lugar onde se sinta à vontade ao longo desse tempo.

Quer resultados imediatos?
Análise Corporal pode transformar sua vida!
Resolva de uma vez por todas:

Benefícios do sessão O Corpo Explica

A partir da sua sessão, você vai transformar sua vida de acordo com as questões que você enfrenta, por exemplo:

  • Vai entender as origens dos conflitos familiares, especialmente com  pais e filhos. 
  • Se libertar de dependências emocionais
  • Compreender as dificuldades de relacionamento, como confiança e busca por segurança e reciprocidade. 
  • Saber por que seu esforço não se traduz em crescimento profissional devido a bloqueios pessoais.
  • Perceber as razões pelas quais não consegue prosperar financeiramente fazendo o que ama.

Esse é conhecimento que você ganhar ao passar por um processo do Corpo Explica: o que é a melhor forma de entender os “links” entre a sua mente e corpo.

O Corpo Explica te ajuda a se conhecer

O autoconhecimento ajuda você a desvendar os mistérios do seu corpo, compreender a complexidade da sua mente e, acima de tudo, abraçar a verdade sobre quem você é.

Conduzida por uma Analista Corporal certificada pelo método O Corpo Explica, esta jornada vai começar com gráficos e relatórios detalhados para revelar os percentuais dos seus traços de personalidade. Essas ferramentas vão fornecer insights profundos sobre sua essência em diversas áreas da vida.

Você vai mergulhar na compreensão das suas tendências emocionais nos relacionamentos, aspirações profissionais e na gestão financeira, e esse vai ser o primeiro degrau para subir ao próximo andar na sua vida.

Quer resultados imediatos?
Análise Corporal pode transformar sua vida!
Resolva de uma vez por todas:

Compartilhe:

Picture of Luiza Meneghim

Luiza Meneghim

Especialista em desenvolvimento humano. Mentora de carreira e relacionamentos. Analista corporal. Membro fundador 027 do GPS.
Picture of Luiza Meneghim

Luiza Meneghim

Especialista em desenvolvimento humano. Mentora de carreira e relacionamentos. Analista corporal. Membro fundador 027 do GPS.

Posts relacionados

Feliz dia de terminar o namoro

Feliz dia de terminar o namoro

O Dia dos Namorados é dia de dizer que ama, dar presentes e postar fotos felizes e bem acompanhados nas redes sociais. O problema é

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ebook-traços-de-caráter.png

ENTENDA SEUS TRAÇOS DE CARÁTER  E APRENDA A SAIR DA DOR

E-BOOK + 2 bônus