Os traços de caráter são mecanismos do corpo e da mente, que ajudam a moldar nossa identidade, emoções e comportamentos. Eles também são conhecidos como tipos de caráter e se formam ainda na infância, desde a gestação até os cinco ou seis anos de idade.
Nesse período, nosso pensamento ainda não tem a complexidade necessária para entender as emoções ou os motivos das outras pessoas, mas já precisa se proteger contra as suas consequências. A consciência está lutando para interpretar a realidade. É daí que vem a ideia de trauma.
Um trauma, porém, não é sempre um episódio de violência ou relacionamento abusivo. Ele ocorre, por exemplo, ainda no útero, quando o bebê sente a aflição da mãe, ou no período do desfralde, quando os pais riem da criança ter se sujado numa tentativa de confortá-la.
Durante o desenvolvimento do nosso sistema nervoso, várias coisas acontecem conosco e ao nosso redor, e essas situações vão sendo registradas. A dor do abandono, por exemplo, não quer dizer que alguém foi de fato abandonado, porém, foi a sensação registrada naquela fase do desenvolvimento.
Os traços de caráter se formam em um processo de 5 fases, durante a mielinização do sistema nervoso.
Os traços de caráter moldam nosso corpo e nossa mente durante esse processo. Na vida adulta, eles podem ser “armadilhas” nas quais ficamos presos, repetindo padrões prejudiciais, ou recursos incríveis para nos tornarmos seres humanos completos: tudo depende do entendimento que temos sobre o assunto e sobre nós mesmos.
Navegue pelo conteúdo
- Quais são os traços de caráter?
- Esquizoide: o primeiro dos traços de caráter
- Oral: o mais intenso dos traços de caráter
- Psicopata: o camaleão dos 5 tipos de caráter
- Masoquista: um dos traços de caráter mais sentimentais
- Rígido: o último dos traços de caráter
- Traços de caráter podem mudar ao longo da vida?
- Quais traços de caráter são bons ou maus? Quais traços são ruins?
- O que é estar na dor dos traços de caráter? O que é estar no recurso?
- Teste dos traços de caráter, como funciona?
- Conclusão sobre os 5 traços de caráter
Quais são os traços de caráter?
A divisão dos traços de caráter se dá em cinco tipos: Esquizoide, Oral, Psicopata, Masoquista e Rígido. Os traços de caráter não possuem qualquer ligação com a moral das pessoas, nem podem ser vistos como melhor ou pior que os demais. Pense neles, antes de tudo, como ferramentas que nossos corpos e mentes constroem para se adaptar à realidade e promover uma vida saudável!
Esse objetivo, no entanto, nem sempre é alcançado. Para muitas pessoas, os traços de caráter acabam se tornando limites. Isso ocorre quando elas permanecem inconscientes, sendo levadas pelos padrões dos traços de caráter, ao invés de usá-los a seu favor.
Esquizoide: o primeiro dos traços de caráter
O primeiro a se formar entre os traços de caráter, ainda na gestação, é o traço de caráter esquizoide.
Quando a mãe grávida passa por uma situação estressante, o fluxo de sangue na região do útero diminui, e ele que até então era um lugar quente e confortável, se torna duro e incômodo. O bebê, como ainda não sabe que existe um mundo além dele ou uma mãe ao seu redor, sente que o desconforto foi criado por ele mesmo.
Para evitar o desconforto desse sentimento de rejeição, ele direciona suas energia para a cabeça e fica imóvel, se desconectando dos sentimentos físicos. Sua dor é a rejeição e o desconforto de existir, sempre presentes. Neste momento, a mielinização do sistema nervoso acontece dentro do cérebro, por isso é mais fácil para o bebê concentrar energia na cabeça e “esquecer” o resto do corpo.
O esquizoide surge como mecanismo de defesa para proteger contra essa dor. Conforme concentra energia no cérebro e se desliga da realidade, o esquizoide desenvolve um poder criativo acima do normal.
Como é o esquizoide?
O corpo dele costuma ser mais afinado, com membros alongados e ossos aparentes em várias articulações. A cabeça é alongada, e ele costuma ter um “olhar de peixe morto“, muitas vezes por trás de óculos, e os lábios finos.
Como possui uma maior interação com o mundo mental, os pés não são firmes, é “enjoado” para comer e só precisa de energia para sustentar a cabeça.
Caso seja forçado a ser o centro das atenções ou manter contatos indesejados, mesmo que um simples abraço, pode até mesmo desenvolver alergias e urticárias.
- Autosabotagem
- Ciúmes
- Insegurança
- Relacionamentos frustrados
- Proscrastinação
- Emagrecimento
- Carreira e prosperidade financeira
Como ele se comporta?
Ele tende a ser introvertido e a evitar o contato físico.
Sentindo-se rejeitado, ele tende a se encolher, lidando internamente com o medo e entregando ao mundo pouco mais do que um olhar perdido.
Viver no “mundo da fantasia” também é uma característica marcante dessas pessoas. Sua fala e expressões são monótonas, pois nem sempre consegue traduzir seus pensamentos em palavras. É bem comum que se sinta estranho e um ser de outro “planeta”.
Nos relacionamentos, eles geralmente vão afastar os outros fisicamente, embora se sintam confortáveis para discutir assuntos de seu interesse.
Quando ele se aceita como tal, ele sente que pode existir e aí passa a utilizar todos os recursos do traço como criatividade, racionalidade, intuição e ideias fora da caixa, por exemplo.
Para ajudar essa pessoa, você pode começar respeitando os seus limites. Entenda e respeite suas decisões, assim ele se sentirá mais confortável e confiante em ficar perto de você e ter uma relação mais saudável.
Oral: o mais intenso dos traços de caráter
O traço de caráter oral surge no período da amamentação. Nessa fase, a mielinização desce até o pescoço. A falta ou o atraso constante na amamentação, o desmame precoce, dentre outros motivos, fazem o bebê se sentir abandonado.
Imagine um bebezinho dormindo no berço, bem tranquilo, por exemplo. A mamãe aproveita para limpar a casa. O bebê acorda e chora, a mãe rapidamente vai até ele, mas percebe que está muito suja para pegá-lo no colo e vai ao banheiro se limpar. Nesse pequeno instante, o bebê observa ela se afastando e compreende, dentro de sua percepção reduzida, que foi abandonado.
Como é o oral?
Existem dois tipos: O das pessoas mais carentes e o das pessoas que dizem que não precisam de ninguém e ficam bem sozinhas. Na verdade, o segundo caso é uma forma de autodefesa. Por medo de serem abandonadas, essas pessoas acabam preferindo não buscar a conexão com outras, apesar de precisarem dessa conexão.
Ele costuma formas arredondadas e músculos flácidos. A pessoa com essa predominância tem um olhar que conecta, rosto aredondado, pode haver um afundamento no peito, nádegas escorridas com culote, pernas curtas, muitas vezes os joelhos são em X.
Eles sentem a necessidade de manter a boca ocupada, devido a grande concentração de energia nesta região. Isso ocorre, por exemplo: bebendo, comendo, fumando, mordendo algo…
Outras características são uma voz infantilizada, pescoço inclinado para frente e maxilar retraído, como se estivesse sempre buscando alimento. Um olhar meigo, por vezes, triste e infantil como se pedisse ajuda, também é parte do seu físico.
- Autosabotagem
- Ciúmes
- Insegurança
- Relacionamentos frustrados
- Proscrastinação
- Emagrecimento
- Carreira e prosperidade financeira
Como ele se comporta?
Eles podem ser carentes, possessivos e ciumentos, acarretando numa dependência emocional, financeira e até mesmo da opinião alheia. Quando não encontram em quem depositar essa dependência, eles podem manifestar vícios como compras, apostas, bebida, cigarro, comida ou se tornar usuários de substâncias tóxicas.
Pode ter um grau de insegurança alto, e por isso acaba sendo impulsivo. Em alguns casos, também pode parecer egoísta, pois está sempre na expectativa de que as pessoas façam algo por eles.
Quando o ele consegue suprir suas necessidades sozinho, se sente satisfeito e independente. Isso é de extrema importância para ativar seus recursos, alcançando um grande potencial nas áreas da comunicação, culinária, o cuidado com outras pessoas ou animais.
Você pode ajudá-lo encorajando seu potencial. Se ele precisar chorar, apenas dê um ombro amigo e se mostre empático.
Psicopata: o camaleão dos 5 tipos de caráter
Antes de continuar, vale apontar que essa e as outras caracterizações não dizem respeito a um distúrbio psicológico, doença ou comportamentos negativos! O nome dos traços de caráter foi dado muito antes que houvesse uma popularização negativa do termo psicopata.
Quando o processo de mielinização desce um pouco mais, a região do tórax possibilita o controle e a movimentação da parte superior do corpo. É nesse momento em que a criança começa a explorar os lugares engatinhando, se escorando, caminhando…
Ao interagir com o mundo, a criança também pode começar a ser manipulada como uma marionete. Se ela está correndo algum tipo de perigo, por exemplo, os pais vão tirar ela daquele espaço. A concentração de energia no tórax e a resposta à manipulação dão surgimento ao traço de caráter psicopata.
A criança, com a sua percepção reduzida, não entende que aquilo poderia fazer algum mal para ela. Por essa razão, ela se sente controlada quando toma certas atitudes. O mecanismo de defesa nessa fase, faz a criança desenvolver um processo de manipulação e desconfiança.
Sendo “punida” quando erra e elogiada ou deixada em paz quando acerta, ela pode encontrar formas de manipular a situação. Seus comportamentos terão o intuito de atrair mais respostas positivas, e evitar as negativas: manipular para não ser manipulada.
Ela pode ser mais sutil, usando carinho e se comportando positivamente na frente dos pais, por exemplo. Em outros casos, a criança vai fazer birra, se jogar no chão e lutar para conseguir seus desejos.
Como é o psicopata?
O corpo é sempre em triângulos invertidos, com ombros largos e quadril pequeno. A testa costuma ser grande, e o queixo afunilado. Ele tem um sorriso de lado. O tórax pode parecer sempre estufado. As pernas têm coxas mais grossas e canelas mais finas.
Pessoas desse tipo costumam ficar em pé com as pernas mais afastadas e um hábito comum é colocar as duas mãos na cintura. Essa é a sua maneira de ocupar o máximo de território possível.
Como ele se comporta?
O poder é algo que o atrai, mesmo nos pequenos casos. Assumir o controle evita ter que ser controlado. Conforme amadurece, desenvolve um grande poder de sedução e negociação para conseguir o que quer.
Vale lembrar que traços de caráter não são eticamente bons ou ruins, eles estão apenas lidando com o mundo da maneira que aprenderam. O psicopata também pode se transformar num grande líder e ajudar outras pessoas, por exemplo.
Ele tem dificuldade para confiar nos outros e vive fazendo trocas, pois não sabe receber sem se sentir em dívida. Ele é considerado um camaleão entre os traços de caráter, uma vez que, ativada a sua dor existencial – a manipulação – ele consegue se esconder em outros traços de personalidade para afastá-la.
Ao usar os recursos dos traços de caráter, ele pode se tornar um ótimo vendedor ou líder. Se possuir a habilidade de comunicação do oral, conseguirá se expressar muito bem verbalmente. Isso pode se juntar aos gestos corporais, que ele controla muito bem, para criar uma comunicação perfeita.
Para ajudar alguém com esse traço de caráter, é importante que ele confie em você. Não minta ou engane. Mostre que contigo ele pode tirar as máscaras e ser ele mesmo, abandonando os “jogos” que usa para conseguir afeto.
- Autosabotagem
- Ciúmes
- Insegurança
- Relacionamentos frustrados
- Proscrastinação
- Emagrecimento
- Carreira e prosperidade financeira
Masoquista: um dos traços de caráter mais sentimentais
O traço de caráter masoquista começa a surgir no período do desfralde, quando a criança passa a usar o banheiro. A mielinização desce até a região lombar, possibilitando uma maior utilização das pernas.
Em muitos casos, o processo de desfralde é bastante precoce. Isso faz com que a criança não acompanhe as expectativas dos pais: seu corpo ainda não está pronto.
Se a criança suja as roupas, por exemplo, os pais costumam ter um comportamento humorístico, mas a mente infantil pode sentir-se humilhada. Assim, ela vai aprender “na marra” a contrair o bumbum para não ter que passar por essa situação novamente.
O mecanismo de defesa vai tornar essa pessoa detalhista, medindo cada passo. Ela demora para agir e planeja tudo que estiver ao seu alcance.
Como é o masoquista?
O corpo dele é mais quadrado, duro e pesado e a energia se distribui por todas as regiões. Como a criança se sentiu humilhada por algo que colocou para fora: seja físicamente, pensamentos, palavras ou expressões, ela decide guardar tudo dentro do próprio corpo. Esse acúmulo pode ser tão grande que, muitas vezes, parece estar perto de explodir.
Por levar muito “peso” nos ombros, a cintura é grossa e quadrada, assim como o rosto e o pescoço. Os músculos são duros e firmes, assim como os pés no chão. O olhar é simpático e meigo, ou talvez sofrido por tanto prender emoções. Pode ter uma voz de lamento e a boca no formato de U invertido.
Como ele se comporta?
Ele suporta muitas coisas, sofrendo para não fazer o outro sofrer. Podemos dizer que ele faz muito esforço e tem pouco reconhecimento, podendo até se sentir inferior. Esse comportamento às vezes cria um acúmulo de raiva que ele não se permite sentir, pois tem dificuldade em expressar seus sentimentos.
Quando não consegue mais suportar, acaba soltando tudo de uma e chega a ser destrutivo, como uma represa que explode.
Ele gosta de rotinas, ordem e organização, e se decide viver para mais do que agradar os outros, ele consegue utilizar seus recursos e potenciais de maneira incrível.
A habilidade para “segurar” emoções pode fazer dele um ótimo planejador, detalhista, atento a coisas que ninguém vê. Também terá calma e paciência para executar qualquer projeto.
Para ajudar, você pode mostrar formas para descarregar toda essa energia através da arte, dança, esportes, conversas, passeios… qualquer hábito saudável para recuperar o equilíbrio.
Rígido: o último dos traços de caráter
Por fim, a mielinização chega na região sacral, nos órgãos genitais, completando os traços de caráter.
O traço de caráter rígido começa a surgir no momento em que a energia sexual passa a percorrer o corpo da criança. Ela percebe que certas regiões do seu corpo geram sensações diferentes. Obviamente, não estamos falando sobre uma sexualidade “consciente” como a de um adulto, apenas uma sensação física que não existe em outras partes do corpo.
Essa criança ainda possui a percepção de que é como o homem ou a mulher mais importante na vida do pai e da mãe. Quando percebe que não é com eles que os pais dormem a noite, entretanto, experimenta uma confusão muito grande em sua mente, o que acarreta numa sensação de exclusão.
Esse traço de caráter sempre é formado na relação da menina com o pai e do menino com a mãe. Ela cria uma disputa inconsciente pelo amor do genitor ou cuidador do sexo oposto. Quando falamos de pai e mãe, não necessariamente são os pais biológicos, mas sim, aqueles que representam esse papel na vida da criança.
Como é o rígido?
Esse mecanismo de defesa torna as pessoas extremamente competitivas, muito ativas e com um corpo bem desenhado. Ele é muito perfeccionista, e geralmente possui um gosto estético mais apurado que os outros traços de caráter.
Eles se preocupam muito com a beleza e não conseguem ficar parados. Eles costumam ter os músculos bem definidos e um corpo sedutor cheio de curvas. Nas mulheres, é mais evidente o corpo em formato de ampulheta. O olhar também pode ser sedutor, e até mesmo desafiador, como se dissesse “tente me conquistar”.
Como ele se comporta?
Ele pode ter dificuldade no relacionamento amoroso, pelo fato de que o seu primeiro “amor” pelo pai ou pela mãe não foi correspondido. Entregar-se pela metade é comum, graças ao medo de se machucar novamente.
Seu conflito interno também pode separar o amor da sexualidade, entregando os sentimentos para uma pessoa e o desejo sexual para outra. Contudo, isso não significa que ele sempre vai trair seus parceiros. Os traços de caráter, em síntese, não determinam regras sobre as pessoas, apenas possibilidades.
A traição só acontece quando ele permanece na sua dor existencial. Eles podem ser fiéis, e até mesmo criar uma competição interna para ser sempre melhor do que qualquer “ameaça” ao seu relacionamento.
Quando uma pessoa desse traço de caráter decide ser o melhor, para si mesmo e não para provar algo aos outros, ele consegue abrir o seu coração e se entregar de corpo e alma; em relacionamentos, trabalhos e qualquer outra área da vida.
Para ter uma relação mais harmoniosa com essa pessoa, especialmente em um relacionamento amoroso, não deixe que ela te coloque na posição da mãe ou pai. Sejam parceiros, e mostre que você está ali para unir forças, liberando o potencial dos dois. Incentive-o a buscar seus objetivos com os pés no chão, sem a necessidade de controlar tudo!
Traços de caráter podem mudar ao longo da vida?
Entre as correntes que estudam o assunto, há diferentes opiniões para essa pergunta. Enquanto algumas linhas dizem que os traços de caráter não mudam nunca, outras dizem que isso é possível.
Se levarmos em consideração o fato de que nossa combinação de traços de caráter é fruto das experiências que tivemos desde o tempo intra-uterino até aproximadamente 6 anos de idade, então, após um fenômeno chamado poda neural, que acontece nessa fase, nossos traços permaneceriam os mesmos para sempre.
O que vemos na prática é que em fases diferentes da vida, as pessoas parecem manifestar mais um ou outro traço, justamente por estarem mais na dor ou no recurso de algum dos traços de caráter.
Um exemplo: uma pessoa com o oral na dor pode ganhar muito peso e temporariamente manifestar um corpo mais volumoso. Ainda assim, na análise corporal, ao considerarmos as seis áreas do corpo avaliadas, a parte onde haveria maior alteração seria o tronco, e algumas outras áreas não teriam nenhuma diferença, como os olhos.
Algo que um analista corporal experiente sempre faz é calibrar mudanças corporais, perguntar ao cliente se houveram mudanças bruscas ou procedimentos estéticos que alteraram o corpo da pessoa analisada.
Quais traços de caráter são bons ou maus? Quais traços são ruins?
Não existem traços de caráter bons ou maus, melhores ou piores. O que é importante é estar com todos os seus traços de caráter saudáveis, funcionais e no recurso. Cada pessoa tem sua combinação única de traços de caráter.
Todos os traços de caráter têm habilidades e superpoderes, e quando você entende o seu funcionamento, pode utilizá-los. Quando você está na dor, fica sem acesso aos talentos dos seus traços de caráter. Estar com qualquer um dos traços de caráter na dor é desafiador.
O que é estar na dor dos traços de caráter? O que é estar no recurso?
Estar na dor dos traços de caráter, é olhar pra dentro e sentir que algo está doendo, incomodando, não vai pra frente ou tem alguma trava. Algo te impede de estar 100% bem, e você não se sente na plenitude, não utiliza has habilidades e superpoderes dos seus traços de caráter. É quando seus traços de caráter estão disfuncionais.
Estar no recurso dos traços de caráter, por sua vez, é leveza, é sentir que está no fluxo, é sentir que pode, é ter coragem pra viver, pra escolher, para agir, sentir e fazer. Estar no recurso é ter o sentimento de liberdade. É quando seus traços de caráter estão sendo atendidos e estão funcionais.
Olhe para dentro, olhe para os teus sentimentos. Você sente que algo te tira a leveza, aprisiona ou limita de alguma forma? Ou se sente livre, feliz e com tranquilidade de escolha?
Teste dos traços de caráter, como funciona?
Existe um teste dos traços de caráter para entender qual a sua combinação de traços, a análise corporal. É um encontro no qual analisamos seis partes do seu corpo e utilizamos uma ferramenta para entender suas dores existenciais e também como ativar os super poderes e qualidades.
Além do teste dos traços de caráter, você vai receber instruções de como cuidar e manter cada um dos cinco traços de personalidade no recurso. Caso realize o teste dos traços comigo, você também recebe um manual personalizado do seu funcionamento com todas as suas combinações de traços, gráficos e um plano de ação para colocar os ajustes em prática no dia-a-dia.
- Autosabotagem
- Ciúmes
- Insegurança
- Relacionamentos frustrados
- Proscrastinação
- Emagrecimento
- Carreira e prosperidade financeira
Conclusão sobre os 5 traços de caráter
Em suma, é importante fazer a ressalva que todos nós possuímos os cincos traços de caráter. Algumas pessoas têm mais predominância de um ou mais deles, outras vão experimentar a presença de vários. Chamamos de distribuída a pessoa que tem uma intensidade parecida de todos os traços de caráter.
Além disso, os traços de caráter também interagem com o mundo externo para formar a personalidade e comportamentos. Duas pessoas com o mesmo traço apresentam alguns padrões de comportamento semelhantes, mas elas não são cópias uma da outra.
Você provavelmente está se identificando com um ou dois dos 5 traços traços de personalidade do Corpo Explica, certo?
A melhor forma de confirmar essas suspeitas e saber como usar os seus traços de caráter para construir uma vida de mais felicidade e bem-estar, é se conhecendo.
Nesse momento, vamos te mostrar como você funciona, quais são os problemas que você enfrenta e porque você vem passa por esses problemas e situações. Enfim, você vai entender como colocar seus superpoderes em ação para tomar melhores decisões, ter relacionamentos sólidos e conquistar os seus objetivos e sonhos!
Gostou de saber mais sobre os traços de caráter? Se identificou ou identificou alguém que você conhece? Me conta aqui nos comentários! Aproveite e envie esse post para alguém que você gosta.
Uma resposta
Paulo, essa combinação de Esquizoide, Psicopata e Rígido é muito interessante. Você deve ser uma pessoa bastante racional, e muito seletiva. Enquanto o esquizoide precisa se esconder, o psicopata e o rígido gostam de palco, de ser o centro das atenções. O esquizoide e o psicopata não são traços executores, mas o rígido é executor e gosta de fazer as coisas acontecerem.
Posso dizer que se Esquizoide, Psicopata e Rígido forem teus traços principais, você vai ser uma pessoa com pouca dependência emocional. O que os outros pensam, fazem ou dizem não costuma ter uma influência grande em você.
Um ponto de atenção se você tem traços esquizoide psicopata rígido: a dificuldade de se conectar e se entregar em um relacionamento amoroso. Se você tiver uma parceira de traço oral predominante, ela pode exigir algumas coisas que você não é capaz de oferecer, e isso pode ser motivo de conflitos no relacionamento amoroso.
É bacana entender também quanto tem de cada traço para poder te explicar essas coisas melhor. Nós temos os cinco traços de caráter, e a combinação esquizoide psicopata rígido é uma parte, ainda que sejam picos de traços. A gente precisa entender a combinação completa.
Fico a disposição para fazer sua análise e aprofundar nessa combinação de esquizoide psicopata rígido e também verificar os outros dois traços de caráter. Será uma honra te mostrar como passar a usar os talentos dos teus traços de caráter para uma vida cheia de conquistas.