Traço de caráter oral O Corpo Explica: o que é, como reconhecer, características

Traço de caráter oral O Corpo Explica: o que é, como reconhecer, características

Você sabia que pessoas de formatos mais arredondados costumam ser mais comunicativas, intensas, e também mais carentes? Nesse post, vamos falar sobre o traço de caráter oral. Esse é o traço das pessoas mais empáticas e acolhedora que sentem a dor do abandono.

Como se forma o traço de caráter oral?

Esse traço se forma ao longo do processo de mielinização do sistema nervoso do traço oral que constroi o nosso sistema nervoso. O traço de caráter oral está relacionado ao nosso cérebro emocional, o sistema límbico.

O formato do corpo reflete o funcionamento da nossa mente e explica a história de vida que temos. Vamos ao processo de mielinização para entender a formação do traço de caráter oral na figura abaixo.

Observe a região marrom na foto. Essa é a região da mielinização do traço de caráter oral. A coluna cervical leva ramificações nervosas para os braços, pescoço, boca, e, com isso, o bebê vai ganhar muitas novas sensações e aprendizados.

Processo de mielinização do sistema nervoso: a base para os traços de caráter

Temos aqui o aprofundamento da gustação, do olfato, da audição, do tato. Todas essas sensações se tornam mais aguçadas. O bebê passa a interagir com o mundo externo, e uma explosão de informações novas vai passar pelo seu sistema nervoso. Essa interação vai acontecer principalmente pela boca, especialmente pela amamentação.

O período de formação do traço de caráter oral O Corpo Explica estende-se do primeiro mês de vida até aproximadamente 18 meses de idade.

Essa é uma fase de extrema dependência da criança. Ela ainda não aprendeu a andar ou a engatinhar e às vezes sente algum desconforto, fome, sono. Quando está triste ou chorando, ela gostaria que alguém adivinhasse suas necessidades, mas nem sempre a pessoa que cuida dela consegue entender. A criança se sente abandonada.

Nesse momento, as necessidades do bebê podem ser atendidas em excesso ou, podem ser negligenciadas e não atendidas. E então, nasce a dor do traço de caráter oral.

Qual a dor do traço de caráter oral?

A grande dor do traço oral é a do abandono, a dor de não ser visto.

No Brasil, se fala de duas variações do traço de caráter oral: um é o oral do excesso, e outro, oral da falta, sendo o primeiro mais carente e gordinho, e o segundo, mais independente e mais magro. Em literaturas mundiais, se usa outro conceito: o oral compensado e o colapsado. O primeiro, é o mais carente e grudento. O segundo, é o independente e resolvido, que diz que não precisa de ninguém. A dor do traço de caráter oral é comum às duas variações:  é o medo de ser abandonado, por isso, mesmo o que parece super resolvido, está evitando contato para não se sentir abandonado.

Imagine uma criança com um desconforto, que pode ser uma etiqueta na roupa incomodando, por exemplo. Ela chora, e recebe de tudo: chupeta, colo, peito, troca de fralda, menos o que ela precisava de verdade.

Por outro lado, quando nenhuma necessidade é atendida, temos o oral da falta. Há crianças que precisam chorar muito e esperar muito para que sua necessidade seja atendida. A dor é a mesma, porque seja pelo excesso ou pela falta, o problema real que a criança está vivendo não foi solucionado. A dor do traço oral é a dor de quem não teve suas necessidades atendidas.

As experiências passadas têm grande influência na vida da pessoa, mesmo que ela não se lembre delas. Os registros que a pessoa oral tem em seu mundo emocional dizem “Você vai ser abandonada, você precisa fazer alguma coisa!”. Essa é uma fase onde o contato é fundamental para que a criança possa entender o entorno dela.

Quer resultados imediatos?
Análise Corporal pode transformar sua vida!
Resolva de uma vez por todas:

Qual o recurso do traço oral?

Aqui temos, também o desenvolvimento do recurso do traço de caráter oral. Por necessidade, a pessoa aprende a se comunicar através de diversas formas, como gestos, toque, fala, tons diferentes de choro, expressões corporais.

O mundo de alguém com predominância do traço de caráter oral é um mundo muito emocional, sensível. A pessoa se conecta de forma sentimental com os outros. O olhar do tipo oral fala, mesmo que ele esteja calado.

Para uma pessoa de tipo de caráter oral, quanto mais ela se comunica, melhor fica o mundo. Ela pode fazer isso com o olhar, as mãos, com os gestos, buscando sempre deixar sua comunicação o mais clara possível, para que o outro entenda o que ele precisa, antes mesmo que ele fale. Pessoas do traço de caráter oral predominante são muito transparentes. Não conseguem esconder suas emoções, elas ficam “estampadas na cara”.

Siga-me no Instagram

Como é o formato do corpo do traço de caráter oral?

Agora que entendemos o momento de formação do traço de caráter oral, e como o mundo físico dele se desenvolve paralelamente ao seu mundo emocional, sua dor e seu recurso, vamos ver qual aspecto visível isso dá para o corpo. Quando falamos do corpo, estamos falando de formato, sensação e expressão da cabeça, olhos, boca, tronco, quadril e pernas.

Leia também:  Síndrome do Impostor: de onde vem, como identificar e superar a sensação de fraude?

O formato do corpo tem uma função na vida das pessoas. O formato do corpo do oral se desenvolve para que as pessoas queiram abraçar, ficar perto, e se sintam confortáveis com ele; mas esse corpo não ficou redondinho e macio só para ganhar um colo, e sim para sobreviver em um mundo onde entende que, se for abandonado, ele morre.

Como exemplo de orais, podemos falar do Jô Soares. Ele era arredondado, com pernas curtas, parecendo um grande bebê, e não um ser humano adulto.

Em suas entrevistas, ele sempre fazia algum contato com as mãos, e interrompia a fala dos convidados.

Adultos com o traço de caráter oral predominante, costumam também parecer mais jovens do que são. Existe ainda um aspecto infantilizado nas pessoas orais de modo geral. Essa infantilização do corpo leva esse mesmo aspecto de “me pegue no colo, sou só uma criancinha” para sua mente.

Características do traço oral O Corpo Explica

O traço de caráter oral costuma formas arredondadas e músculos flácidos. A pessoa com predominância do traço de caráter oral tem um olhar de conexão, rosto redondo, ombros caídos, pode haver uma cova afundada no peito evidenciando a sensação de falta, nádegas com culote com uma pele mais escorrida, pernas mais curtas, muitas vezes os joelhos têm formato de x.

Cabeça do traço de caráter oral

A cabeça do traço oral tem um aspecto mais arredondado, com curvas bem abertas no queixo e bochechas redondas.

Olhos do traço oral

O olhar do traço oral transmite uma sensação de conexão, de que a pessoa está realmente olhando para dentro de você. Pessoas orais costumam ter olhos menores.

Os olhos passam uma sensação de tristeza, demonstrando a dor do abandono. Se você tirar uma foto e observar seus olhos, por exemplo, verá que a pessoa consegue sorrir e parecer triste ao mesmo tempo, porque o olho do traço oral traz essa sensação. É um olhar que pede confirmação, fazendo as pessoas reconhecerem que ele está ali e não irá deixá-lo. Quando a pessoa sorri, os olhos ficam tão pequenos, que quase desaparecem.

Boca do traço de personalidade oral

A fase oral, como bem o nome fala, está muito relacionada com a boca e os lábios. Nesse momento, a criança coloca tudo na boca. Os lábios então se tornam mais carnudos e corados, por conta da super energia colocada ali, através das conexões elétricas dos neurônios.

Pessoas do traço de caráter oral tendem a ficar com a boca entreaberta ou fazer um “biquinho”, como se estivesse faltando algo. Na vida adulta, elas podem satisfazer essa falta com um copo, uma garrafa, cigarros, comida, etc.

Tronco do traço oral

A região do tronco de uma pessoa com alto traço de caráter oral tem aspectos arredondados nos ombros, braços e antebraços. O peito pode ser pequeno, em relação ao resto do corpo. Isso representa um vazio, uma falta, um abandono, como se no peito estivesse faltando energia. Às vezes, há uma cova no peito, representando o buraco que o traço oral tenta preencher.

De acordo com a literatura brasileira, o tronco vai marcar uma diferença visível entre o oral da falta e o oral do excesso. Basicamente, o oral do excesso sempre vai ser mais cheinho, mais arredondado já o oral da falta, é mais “vazio”. Ele tem formas arredondadas, mas um corpo magro.

Quadril do traço de caráter oral

O quadril de uma pessoa de traço oral predominante é escorrido e macio, podendo ser volumoso ou murcho e vazio. Muitas mulheres apresentam um culote caído.

Oralidade nas pernas

As pernas do traço oral são mais roliças, mas ainda assim são pernas visivelmente fracas. O traço oral também não tem energia nas pernas. As pernas são curtas e sem força. Isso acontece porque, como falamos, a fase vai até os 18 meses de vida, quando a criança ainda não andava tão bem.

Às vezes a fraqueza das penas, junto ao peso do corpo, faz os joelhos virarem para dentro, formando um “X”. Eles ficam muito próximos, dificultando o movimento.

Entenda o formato do corpo do traço de caráter oral O Corpo Explica

Pessoas do traço de caráter oral podem ser magras?

Uma confusão muito comum quando se estuda o traço oral é achar que as pessoas desse traço são sempre mais cheinhas, porque falamos em formatos arredondados no traço de caráter oral. No Brasil, aprendemos como oral da falta sendo mais magro e oral do excesso, mais cheio.

Os conceitos acima não são presente na literatura de outros países; inclusive se diz que o traço de caráter oral tende a ser quase sempre magro. Os formatos continuam arredondados, com ombros caídos, pele mais flácida, mas a pessoa pode ser magra.

Como é o traço de caráter oral na dor?

Vamos conhecer agora o funcionamento do traço de personalidade oral, o impacto desse traço de caráter no mundo emocional e como ele se relaciona com as pessoas e tudo o que vive ao seu redor.

Uma coisa é entender a dor na formação do traço de caráter oral, mas ter coragem de lidar com ele respeitando a existência dessa dor é outra coisa. É relativamente fácil lidar com um bebê que chora, mas precisamos de empatia e respeito para lidar com um adulto que precisa chorar.

Leia também:  O corpo fala, ou o Corpo Explica? Entenda a linguagem não-verbal

Quando alguém com traço de caráter oral está na dor e não há ninguém ao seu lado para que ele chore ou fale o que está sentindo, ele pode extravasar na bebida, no cigarro, na balada, nos excessos e vícios emocionais, porque sempre age com muita intensidade.

Uma pessoa com traço de caráter oral na dor pode se deixar tomar pela insegurança enquanto estiver em um ambiente onde não se sente à vontade para se expressar. E nos relacionamentos, ela não termina um namoro ou casamento péssimo, pelo medo de se sentir abandonada. Pode suportar traição do par ou ficar em um relacionamento abusivo para não ficar sozinha, por dependência emocional. Essa pessoa pode ter ansiedade se precisar se afastar das pessoas que ama.

Alguém do traço de caráter oral também pode ter problemas com dinheiro porque tem medo de perder as pessoas na hora de cobrar pelos seus serviços ou se valorizar profissionalmente. Uma pessoa do tipo oral também pode pagar a conta de todo mundo, pagar por viagens e diversão e presentear os outros para manter os outros ao redor.

Uma pessoa oral também pode gastar compulsivamente com coisas não importantes para preencher o vazio em seu peito, além da obesidade por tentar se preencher esse buraco com comida.

Por que pessoas de traço de caráter oral choram?

Quando o oral chora, ele só quer colocar algo para fora, não precisa de explicação, nem quer ser entendido. Na verdade, nem ele sabe o que ele quer. Ele recorre ao choro para obter ajuda, o choro é, um mecanismo programado no sistema nervoso do traço de personalidade oral.

Na realidade, o choro do traço de caráter oral é um recurso. Se você é uma pessoa com esse traço e sente que não pode chorar, ou precisa explicar seu choro, vai viver na dor.

Infelizmente, convivemos em meios sociais muito hostis, onde as pessoas querem uma explicação, uma razão, uma desculpa e não costumam aceitar o choro.

O traço de caráter oral na dor funciona de um modo muito diferente de quando está no recurso. Na dor ele usa gestos, a fala, a expressão para grudar nas pessoas, para sugar, com o pensamento “estou sofrendo, me tire daqui”.

Ele quer do outro, ele quer que alguém faça por ele, porque ele acha que vai faltar. Por isso, quando ele olha alguma coisa ele pega, ele quer mais, para garantir que sempre vai ter, que não vai faltar, devido a sua necessidade de se preencher.

O oral não sabe responder o que ele quer, só sabe que não está bom, está desconfortável, dolorido.

Porque isto remete aquele momento de formação em que ele não sabia o que estava sentindo. Ele tinha um desconforto no berço, e alguém precisava adivinhar. Então ele pensava “tente adivinhar porque eu também não sei o que é”.

O que é o traço oral da falta?

O traço de caráter oral da falta, ou o “compensado”, conforme literatura de outros países, pode se isolar, e ele vai parecer bem resolvido, mas lá no fundo há o medo de ser abandonado caso ele tente se conectar com outras pessoas.

Como assim? Ele busca preencher seu vazio com a falta. Quando está na dor, precisa garantir que lhe falte algo; então se lhe oferecermos um suco, ele vai querer justamente o sabor que não está disponível. É como se ele buscasse uma nova falta, para evitar a que sentiu durante a formação do traço.

Ele vai querer tudo o que não é possível obter, não por ter a ambição de conquistar, mas para garantir que não sentirá aquela dor primária que aconteceu em seu desenvolvimento.

Quer resultados imediatos?
Análise Corporal pode transformar sua vida!
Resolva de uma vez por todas:

Como é o traço de caráter oral no recurso?

Uma característica de uma pessoa com traço de caráter oral no recurso é que ela tem um superpoder de empatia e acolhimento, e consegue adivinhar o que o outro está sentindo ou está pensando e acolhe muito bem.

Outra qualidade de alguém com traço de caráter oral predominante é a habilidade na comunicação. No recurso, essa pessoa consegue expressar suas necessidades e estabelecer limites claros para o bom funcionamento de seus relacionamentos.

Quando o traço oral se conecta com o seu recurso, entendendo que pode chorar e que isso faz bem para ele, começa a se comunicar de modo diferente, abrindo-se para sentir o que vier.

Conectar-se e chorar, para o traço de caráter oral é cura. Não é tristeza, não é depressão, não é nada que precise ser retirado da vida dele. Quando o oral entende isso, utiliza suas habilidades a seu favor e começa a usar o recurso do improviso.

Uma pessoa com traço de caráter oral no recurso consegue se preencher com sensações, prazer, pausas, descanso, conectando com outras pessoas, se colocando em evidência para brilhar e não precisa comer ou se entregar a excessos para preencher sua sensação de vazio no peito.

Como atender às necessidades do traço de caráter oral?

É um traço de sentimento e comunicação, que sente-se bem quando o seu corpo é estimulado pelo ambiente e pode se expressar indo muito além das palavras – pela pintura ou pela dança, por exemplo. Isso facilita a sua aproximação das outras pessoas, mas também cria uma dependência emocional, que pode ser preenchida com relacionamentos que lhe tragam ainda mais estímulos.

Leia também:  Traço de caráter esquizoide: o que é, características e como manter no recurso?

Para impulsionar os recursos do traço de caráter oral você pode:

  • Sentir mais, literalmente, estimulando visão, audição, tato, olfato e paladar;
  • Falar sem se preocupar com regras e julgamentos;
  • Estar com pessoas por perto, que aceitem o seu jeito único de ser e se expressar. Quando não puder fazer isso frente à frente, você pode usar redes sociais, ligações e afins, mas priorize o contato direto, com olhos nos olhos.
  • Ter formas de se proporcionar acolhimento e amparo sem depender de alguém para isso;
  • Momentos em que se sinta importante na vida das pessoas;
  • Saber identificar suas necessidades dos traços de caráter, ter clareza do que pensa e sente;
  • Expressar o que espera das pessoas sem esperar que adivinhem;
  • Utilizar a arte como forma de estimular o sentir (dançar ou cantar, por exemplo);
  • Ter cores expressivas nos seus ambientes, em pinturas e objetos;
  • Criar um “espaço de me acolher” com almofadas e cobertores para se cercar;
  • Sempre se perguntar o que EU QUERO.

Dor do abandono do traço de caráter

O que não esperar do traço oral?

Não espere tanto raciocínio lógico desse traço. O oral traz diversas histórias e sensações ao mesmo tempo, e às vezes só vai organizá-las depois. Enquanto ele está contando uma história, já se lembrou de outra, a introduziu na conversa e ainda espera que você entenda todo o raciocínio, porque todas essas sensações estão acontecendo dentro da cabeça dele.

Ele não é nada objetivo, e também tem pouca capacidade de execução, então, ele pode procrastinar muitas coisas na vida por vários motivos diferentes, mas com um fundo em comum.

Não espere silêncio de alguém com traço de caráter oral. Principalmente quando está na dor, o oral pode ter dificuldade em ficar quieto. Estando em silêncio, ele precisará colocar algo na boca, roer unha, beber água, fumar, chupar bala, alguma coisa para manter a boca ocupada.

O que esperar do traço oral?

A pessoa de traço de caráter oral predominante sabe perceber sutilezas e colocar isso para fora. Ela quer sempre ser o centro das atenções, afinal existe uma dor de abandono lá atrás, que hoje virou um recurso para ela. A pessoa oral consegue atrair os outros oferecendo “um colo” para eles.

Para estimular um oral oral você deve permitir a sua comunicação, mas também pode estimulá-lo por toque. Procure tocar no oral quando estiver conversando com ele, e assim as coisas vão fluir muito melhor.

Ele ama quando os outros reconhecem seu sentimento e valorizam suas emoções. Ele só quer saber pode existir, sem receber julgamentos, grosserias ou um distanciamento dos outros.

Os recursos que o oral tem para oferecer são o acolhimento, a sensibilidade, assim como a capacidade de sentir o que o outro está sentindo. Não é só a capacidade de sentir, mas, de se importar, mostrar que sente.

Quando o oral serve a alguém e a pessoa reconhece comentando algo como “foi bom você ter feito isso por mim!”, o oral se enche, como se tivesse absorvido o mundo, porque o vazio existencial que ele tenta suprir é muito mais fácil de preencher com carinho, afeto, atenção, cuidado e reconhecimento.

Quer resultados imediatos?
Análise Corporal pode transformar sua vida!
Resolva de uma vez por todas:

Como é o traço de caráter oral no amor?

O traço oral é reconhecido por sua intensidade. Encontra alguém no aplicativo, nem viu ao vivo ainda, e já consegue se imaginar casando e feliz com a pessoa que ainda nem conheceu.

Uma pessoa do traço de caráter oral pode ser um tanto intensa em um relacionamento amoroso. Uma vez que ela se sente segura com a outra pessoa, ela se entrega e vai com tudo. Se ela estiver na dor, pode ser carente e possessiva, ela quer tudo do outro.

Sempre explico, especialmente para as mulheres com alta porcentagem do traço de caráter oral que elas não podem despejar suas emoções em seu par. É muito comum que tenham poucas amigas do sexo feminino com quem trocar e em quem confiar para “gastar a oralidade”.

O marido de uma mulher do traço oral que recebe toda a carga emocional pode se sentir sobrecarregado com as emoções dela e com o quanto ela tem para falar.

Um dos grandes recursos do traço de caráter oral é a comunicação, mas se a pessoa oral estiver na dor, ela não comunica suas necessidades, e fica na expectativa de que o outro as supra, e frequentemente se decepciona porque seu par não adivinhou seus sentimentos.

Entenda o seu traço de caráter oral

Se identificou? Aqui, você está lendo sobre o traço isoladamente. Quando você fizer sua análise corporal comigo, vai entender sua combinação e intensidade de traços e vai entender como eles interagem entre si. Você vai entender o que precisa para colocar seus traços no recurso e realizar seus sonhos.

Você pode me acompanhar no instagram e marcar a sua análise corporal comigo pelo whatsapp no botão verde aqui ao lado.

Eu, Luiza Meneghim, analista corporal certificada e autorizada, posso te ensinar a sair da dor e viver os teus superpoderes no dia-a-dia.

Gostou de saber mais sobre o traço de caráter oral? Se identificou ou identificou alguém que você conhece?  Escreva abaixo nos comentários e envie para alguém que você gosta entender como ele(a) funciona.

E-Book Traços de Caráter

Compartilhe:

Picture of Luiza Meneghim

Luiza Meneghim

Especialista em desenvolvimento humano. Mentora de carreira e relacionamentos. Analista corporal. Membro fundador 027 do GPS.
Picture of Luiza Meneghim

Luiza Meneghim

Especialista em desenvolvimento humano. Mentora de carreira e relacionamentos. Analista corporal. Membro fundador 027 do GPS.

Posts relacionados

Feliz dia de terminar o namoro

Feliz dia de terminar o namoro

O Dia dos Namorados é dia de dizer que ama, dar presentes e postar fotos felizes e bem acompanhados nas redes sociais. O problema é

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ebook-traços-de-caráter.png

ENTENDA SEUS TRAÇOS DE CARÁTER  E APRENDA A SAIR DA DOR

E-BOOK + 2 bônus