Traço de caráter masoquista: o que é e quais as características?

Entenda o traço de caráter masoquista O Corpo Explica

Você conhece uma pessoa com o formato de corpo quadradinho, super planejadora, que ama agradar e fazer tudo pelos outros, mesmo quando isso faz mal para ela mesma? Conheça o traço de caráter masoquista do Corpo Explica, ou simplesmente, traço masoquista, um traço cheio de habilidades incríveis!

Como se forma o traço de caráter masoquista O Corpo Explica?

O traço de caráter masoquista se forma entre os 2,5 e os 3,5 anos de idade. Essa é a fase do desfralde para a criança, que desde o nascimento está passando por um processo chamado mielinização do sistema nervoso.

O processo de mielinização do sistema nervoso faz o corpo ganhar mais sensações e controle, indo da cabeça ao fim da coluna. Observe a imagem abaixo. A cor amarela na região da coluna lombar mostra onde a criança está ganhando força agora. Os nervos vão dali para as pernas e do quadril, sustentando toda essa musculatura.

Processo de mielinização do sistema nervoso: a base para os traços de caráter

Durante a fase em que se desenvolve o traço de caráter masoquista, a criança também ganha controle dos esfíncteres, os músculos que ajudam a segurar o xixi e o cocô. Muitos pais não entendem que esse controle é parcial – um dia o filho consegue, no outro não – e iniciam o desfralde antes da hora.

Os pais então reclamam que a criança não pediu para ir ao banheiro, mas ela não sabia que deixaria escapar. Ela não tem ainda uma percepção e controle para sentir que ia fazer cocô ou xixi, segurar e avisar aos pais ou buscar o peniquinho.

Ela só está preparada para o desfralde quando já consegue subir escadas sozinha sem se segurar na parede ou no corrimão. Isso indica a coluna lombar está completamente mielinizada e, portanto, ela tem controle dos esfíncteres.

Qual a dor do traço de caráter masoquista?

Muitas vezes, os adultos repreendem a criança em frente a outras pessoas; então ela se sente humilhada, e isso molda o traço de caráter masoquista. Os pais, sem entender isso, se decepcionam e começam a cobrar a criança, gerando nela a dor da humilhação, que é a dor existencial do traço de caráter masoquista.

A criança então cria seu mecanismo de defesa.

Quando começa a mielinização dos esfíncteres mictório e anal, a criança passa a sentir o “alerta” de que algo em seu corpo está acumulado e precisa sair. Ela ainda não sabe avisar a tempo ou controlar direito essa musculatura, então começa a fazer força com o bumbum, trancando-se para tentar segurar o cocô.

Ao ser criticada e questionada sobre porque fez algo, e não ter uma explicação para dar, a criança apenas absorve aquela cobrança. Ao ter gerada a sua dor, a criança começa a desenvolver seu recurso. Nas próximas vezes, ela presta mais atenção e cria em sua mente um processo para evitar “fazer merda”.

Esse esforço vem com uma sensação de: “tenho que suportar o que está aqui dentro; então se já estão brigando comigo, vou ficar quieto e calado”. A criança desenvolve a capacidade de suportar o mundo externo, o que está acontecendo com ela e com as outras pessoas.

O traço de caráter masoquista entende que é preciso se fechar, se resguardar, porque é forte e suporta. O traço masoquista tem uma tendência a ser mais recluso, porque quanto mais pessoas ao seu redor, maior a humilhação que ele sente que pode passar se “deixar escapar”.

Como é o corpo do traço de caráter masoquista O Corpo Explica?

Como é o formato do corpo do traço de caráter masoquista?

Nossas emoções se comunicam com o sistema nervoso, que molda o nosso corpo para interagir com o mundo exterior da melhor forma possível. Assim, o corpo de uma pessoa do traço masoquista é forte, com aspectos quadrados, capaz de suportar muito.

O formato do corpo do traço de caráter masoquista é quadrado, firme e pesado. Sua musculatura é mais densa e o traço masoquista tende a trancá-la por causa da sensação de que será cobrado por algo que não sabe explicar, então, melhor trancar e travar, sem deixar algo negativo sair. Além disso, como pessoas do traço de caráter masoquista precisam ser fortes, sua pele costuma ser mais dura, mais densa.

Leia também:  Quando tudo dá errado, o que eu devo fazer?

O peso que pessoas do traço de caráter masoquista carregam aparece como bolsas nos olhos, a boca virada para baixo como um U invertido, um calombo na coluna cervical, cintura quadrada, nádegas tensionadas, panturrilhas grossas para segurar o peso desse corpo denso.

Como exemplo de pessoa com predominância do traço de caráter masoquista O Corpo Explica, temos a ex-presidenta Dilma. Ela tem um rosto mais quadrado e trancado, assim como o tronco. No conjunto todo, ela carrega um traço de caráter masoquista bem evidente.

Numa outra imagem de costas, a Dilma também tem no bumbum um aspecto mais trancado, amassado. Se observarmos o ombro, notamos que eles parecem carregar muito peso.

Vamos ver agora como é cada parte do corpo do masoquista.

Cabeça do traço de caráter masoquista

A cabeça de uma pessoa do traço masoquista é mais quadrada, a pele do seu rosto é mais grossa e há pontos de tensão, como se estivesse constantemente preocupado.

Olhos do traço masoquista

Os olhos do traço masoquista também carregam um peso, com sobrancelhas que baixam o olhar, e bolsas inchadas na parte inferior. O traço de caráter masoquista passa no olhar uma sensação de medo, submissão, raiva ou de querer evitar o olhar do outro.

Todo esse conjunto pode transmitir a ideia de preocupação, e é isso mesmo que o traço de caráter masoquista sente. Ele pensa se está fazendo certo ou errado, se vai ser julgado, etc.

Quer resultados imediatos?
Análise Corporal pode transformar sua vida!
Resolva de uma vez por todas:

Masoquismo na boca

Aqui vemos uma característica muito específica, que é a da boca trancada. A musculatura do maxilar e do rosto tende a ser mais dura, mais travada ou ressaltada. O traço masoquista não quer cometer erros física ou verbalmente. É comum o formato dessa boca compor um “U” de cabeça para baixo, como se lutasse para não abrir.

Outra característica presente na boca de uma pessoa masoquista é uma arcada dentária um pouco mais desorganizada, porque com seus dentes, ela tenta segurar tudo que está ali dentro. É nos dentes que ela prende a raiva para não explodir com quem ela gostaria de já ter explodido há muito tempo. É comum a pessoa ter bruxismo ou tensão no maxilar por essa razão.

Tronco do traço masoquista O Corpo Explica

A região do tronco tende a ser mais musculosa e mais quadrada como um todo. É uma postura que segura um peso, e pode criar um calombo na região da coluna cervical, entre os ombros e o pescoço.

Nas costas do masoquista, percebemos também menos curvas. Elas são retas, chapadas, e às vezes terão uma pequena curva para fora. A barriga dessa pessoa é mais dura.

Quadril do traço masoquista

O quadril do traço de caráter masoquista é quadrado, e isso pode ser visto observando a região sozinha ou em relação ao restante do corpo, por haver uma linha reta nas suas laterais. O bumbum como já falamos, é duro, trancado.

Pernas do traço de caráter masoquista

Nas pernas, vemos às vezes coxas e batatas da com a mesma largura, como se fossem troncos. Nessa região há muita energia, firmeza, muita “carga”. Já os joelhos do masoquista são apontados para fora, assim como os pés, que se abrem. A panturrilha é grossa, mas não faz uma curva, é direta tem musculatura delineada.

De modo geral, uma pessoa de traço de caráter masoquista tem uma carga mais enraizada. Quando você a vê sentada, por exemplo, parece que ela está e vai ficar por muito tempo, como se criasse raízes. Isso acontece porque ela se sente mais segura quando está parada, sentado e de preferência sem ninguém atrás de si.

O traço de caráter masoquista precisa de segurança e certeza para existir bem. Para entendermos melhor o seu mundo, vamos falar agora sobre o traço masoquista na dor e no recurso.

Leia também:  Vícios: todo excesso esconde uma falta? De onde surgem, e como podemos vencer?

Traço masoquista na dor para de executar

Como é o traço de caráter masoquista na dor?

Quanto mais o masoquista estiver na dor, mais recluso ele fica. O traço de caráter masoquista, que é conhecido por ser metódico e detalhista, começa a errar em tarefas simples e costumeiras por não estar usando suas habilidades. O traço masoquista na dor tende a se fechar, não produzir e ficar estático e perde seu poder de execução.

A pessoa com traço de caráter masoquista costuma se orgulhar de aguentar o que os outros não aguentam; mas se essa pessoa não escolhe “o que” aguentar, a dependência emocional toma conta.

Na dor, a pessoa masoquista vira um capacho que todo mundo pisa sem pensar muito. A pessoa do traço de caráter masoquista tem muita dificuldade em dizer não aos outros, então diz muitos nãos pra ela mesma quando está na dor. Masoquistas carregam o peso de todo mundo e não lutam pelos seus próprios sonhos.

As pessoas com predominância do traço de caráter masoquista transmitem a sensação de que seguram o máximo possível, muitas vezes parecendo uma panela de pressão. Existe uma polaridade entre segurar o máximo possível e explodir. Isso está atrelado a raiva, que nasce quando elas se sentem humilhadas, e seguram até não aguentar.

Quando colocam para fora, acabam exagerando, e podem trazer de volta coisas de anos atrás que a outra pessoa nem lembra mais. Já elas não só lembram, como ainda sentme. Trazer isso de volta e colocar para fora não é exagero, mas uma forma de se aliviar.

Siga-me no Instagram

Explodir ou implodir

O traço masoquista que guarda suas emoções para si, é passivo, tem um processo de autodestruição, porque joga a sua raiva guardada, acumulada, sobre ele mesmo, enquanto o masoquista que explode joga a sua raiva para o mundo.

Nesse caso, se sentindo acuado, ele começa a passar por cima de todos, como um trator. Ele vira uma espécie de sargento autoritário que precisa humilhar os outros como autodefesa.

Essas são as duas variações do traço de caráter masoquista, e a diferença não está nas formas do corpo, mas na história, no comportamento, e na forma de lidar com o mundo.

Traço masoquista O Corpo Explica, entenda as características

Como é o traço de caráter masoquista no recurso?

Quando ele começa a filtrar o que carrega, nasce o seu recurso. O masoquista vai ficar mais seguro e confiante. Por ser o mais perfeccionista de todos os traços, estará focado nos detalhes e pode garantir que tudo saia como planejado.

No recurso, ele desenvolve seus métodos para sentir que “dá conta” e suporta, para lidar bem com tudo que acontece a sua volta e, inclusive, poder expressar seus sentimentos em um namoro ou casamento e ter boa conexão emocional.

Como o masoquista busca segurança, ele “se solta” ao confiar em seu ambiente e nas pessoas ao redor. Isso o faz criar raízes, se colocando à disposição, ajudando, se expressando sem nutrir o medo do julgamento. Assim, um masoquista no recurso solidifica, executa, e faz as coisas acontecerem. Um masoquista no recurso que consegue parar de cuidar dos outros tem boa capacidade de fazer dinheiro para realizar seus próprios sonhos.

Para pessoas mais aceleradas, a velocidade de execução do traço de caráter masoquista pode ser lenta, mas isso acontece porque ele é muito detalhista; então só dá um passo quando tem segurança de que aquele é o passo certo.

Masoquistas são muito bons em cuidar de processos assim como métodos, procedimentos e coisas que demandam atenção aos detalhes. Os outros traços de personalidade normalmente não têm paciência com esse nível de aprofundamento.

Ele é uma pessoa muito confiável, alguém com quem você pode dividir sua carga. Ele coloca a força que tem à sua disposição, mas agora, de forma saudável. Se você começar a usar a força dessa pessoa só para colocar dores, lixo, peso, o masoquista no recurso barra isso em algum momento. Ele finalmente percebe que não tem ganho nenhum com isso quando cuida das necessidades do seu traço.

Quer resultados imediatos?
Análise Corporal pode transformar sua vida!
Resolva de uma vez por todas:

O que esperar ou não do traço de personalidade masoquista?

O que podemos esperar de um masoquista é força, cautela, cumplicidade, consistência e atenção aos detalhes. Ele é muito leal, não é o tipo que está aberto a traição no casamento. E o que não podemos esperar de um masoquista é espontaneidade, improviso, ou que ele abra seus sentimentos automaticamente.

Leia também:  O corpo fala, ou o Corpo Explica? Entenda a linguagem não-verbal

Pessoas masoquistas não funciona bem com improviso, sobretudo quando em exposição. Enfim, elas viram pessoas inseguras nessa situação. Em suma, elas precisam de organização e script, pois se culpam quando erram e procuram evitar isso.

Podemos estimular um masoquista mostrando a ele que reconhecemos no que ele é bom e parabenizando o seu esforço, dizendo isso a partir as características que falamos aqui.

Isso vale especialmente se você reconhecer essas qualidades publicamente, porque, se uma pessoa com traço alto de masoquista se sente humilhada com uma bronca ou um feedback negativo quando há mais pessoas ao redor, também encontra um bem e um estímulo muito maior quando há um elogio público.

Como é o traço de caráter masoquista no amor?

Uma pessoa com predominância do traço de caráter masoquista costuma demonstrar lealdade, fidelidade, se sente responsável pelo outro, fazendo tudo o que for necessário para cuidar do seu par.

Por ser tão resiliente e aguentar tanto, pode virar um marido banana, se for casado com uma mulher de traço rígido na dor. O nível de dependência emocional no traço de caráter masoquista é alto.

Pessoas do traço de caráter masoquista costumam demorar um pouquinho para confiar. Eles são emocionais, mas não demonstram, não falam muito de sentimentos. Respeite essa maneira de ser.

Dica para mulheres que relacionam com homens do traço masoquista:

-Evite interromper seu par enquanto ele estiver desenvolvendo uma ideia;

-Não peça a ele para se abrir e contar os problemas para você, isso evidencia você entrando na energia masculina e jogando ele para a energia feminina, e a médio prazo, você deixa de admirá-lo;

-Ele é sensível à humilhação. Às vezes você estará falando, e ele pensa que você está gritando ou humilhando ele. Seja cuidadosa com a forma de se expressar;

-Confie na capacidade de resolução de problemas do seu par do traço de caráter masoquista;

-Ofereça acolhimento e carinho e receba o que ele tem para lhe oferecer.

Como atender às necessidades do traço de caráter masoquista?

É um traço com grande capacidade para organizar e manter o controle das situações, atuando bem numa posição de gerência, por exemplo. Também é capaz de ouvir os outros e entender o que eles precisam, criando planos bem formulados para atender essas demandas.

Para impulsionar esses recursos você pode:

  • Estar em espaços seguros, onde pode falar o que sente e pensa sem ser julgado;
  • Organizar algo, criar métodos para agir;
  • Ter uma pessoa de confiança ou até mesmo um caderno para descarregar suas emoções;
  • Falar “não quero” quando sentir que não quer nem deve assumir as tarefas dos outros;
  • Escolher bem o que vai carregar em suas emoções e por que;
  • Trabalhar a autoestima e a confiança em si mesmo;
  • Se exercitar utilizando a força (lutas, musculação e afins);
  • Criar listas para gerenciar pensamentos, se organizar e ter segurança. Você pode anotar, por exemplo: O que falta para eu tentar meu objetivo, o que me incomoda, o que eu carrego e não é meu?
Quer resultados imediatos?
Análise Corporal pode transformar sua vida!
Resolva de uma vez por todas:

Próximos passos

Baixe meu e-book e receba de bônus uma mentoria de introdução aos seus traços e uma aula gravada de como colocar teus traços no recurso, ou me chame no whatsapp para agendar sua análise corporal.

Eu, Luiza Meneghim, analista corporal certificada e autorizada, posso te mostrar como ter uma vida cheia de conquistas e felicidade usando seus recursos e habilidades.

Gostou de saber mais sobre o traço de caráter masoquista? Então, envie o post para alguém em quem você identificou esse traço, e aproveite para escrever nos comentários o que mais te surpreendeu.

E-Book Traços de Caráter

Compartilhe:

Luiza Meneghim

Luiza Meneghim

Especialista em desenvolvimento humano. Mentora de carreira e relacionamentos. Analista corporal. Membro fundador 027 do GPS.
Luiza Meneghim

Luiza Meneghim

Especialista em desenvolvimento humano. Mentora de carreira e relacionamentos. Analista corporal. Membro fundador 027 do GPS.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *