Necessidades dos Traços de Caráter: Como viver no recurso?

necessidades dos traços de caráter

Os traços de caráter são formas de perceber o mundo que nos dão ferramentas incríveis para viver, mas também criam algumas necessidades em cada pessoa. Elas precisam ser bem cuidadas, e felizmente existem práticas com esse poder – as quais você vai aprender no artigo de hoje!

Os pilares do adulto saudável

Existem três pilares fundamentais para ter uma vida mais saudável e próspera:

Finanças

Em primeiro lugar, só podemos usufruir de bons momentos tendo uma vida financeira estabilizada, ou vamos estar sempre coçando a cabeça para contar os gastos, e nem as coisas pelas quais pagamos vão nos dar prazer. 

Você ainda pode falar que o dinheiro não traz felicidade, mas também não é a falta dele que vai trazê-la!  Pode acreditar, a independência financeira é o sonho de muita gente, e isso não é à toa! Imagine ter o suficiente para conquistar uma vida confortável, um futuro bem sucedido e sem depender de ninguém para realizar os seus sonhos. Que diferença isso faria para você?

Relacionamentos

Ter boas relações, sejam elas amorosas, amizades ou no trabalho, é o segundo pilar. Ter um cuidado com o outro em um namoro ou casamento e buscar quem tenha com você é questão de ética, pois vai deixar o ambiente mais adequado para todos os lados.

Em síntese, podemos afirmar que as pessoas tem muita influência em nosso humor e nossas ações. A ideia de que você reflete as pessoas com quem mais convive é verdadeira, e pode ser usada para guiar as nossas escolhas de relacionamento.

Saúde

Enfim, a saúde também é de extrema importância para fazer com que a nossa mente e corpo estejam funcionando adequadamente. Sem aproveitar a energia que seu corpo é capaz de produzir, você não terá como se dedicar aos seus objetivos, certo? Quando finanças e relacionamento não estão bem, muitas vezes, a saúde também vai mal.

As escolhas alimentares, nesse sentido, têm impacto direto. Algumas substâncias potencializam a agitação e o estresse, como a cafeína, o álcool, o açúcar ou o sal em excesso. Além disso, a falta de alguns nutrientes no organismo também pode interferir nas emoções. De acordo com o que comemos, podemos aumentar as chances de sentir irritação, cansaço, ou falta de concentração, por exemplo.

Assim como precisamos de uma alimentação saudável, também devemos movimentar o corpo. Quanto mais praticamos exercícios físicos, maior é a qualidade de vida. Não é preciso viver na academia, no entanto, nem mesmo ir até uma, se você não se interessa. O ideal é procurar uma atividade com a qual você tenha afinidade: caminhada, yoga, natação, dança e ciclismo são algumas opções que você pode experimentar.

Um corpo que se move constantemente facilita a estruturação do sono (outro fator indispensável para a saúde!), assim como favorece a liberação de hormônios importantes para manter o bem-estar.

e-book traços de caráter

 

Equilibrando os pilares

O equilíbrio entre os três pilares expande a energia vital e lhe dá uma nova percepção ao encarar os desafios da vida de modo consciente e responsável. Cuidar dos três pilares não impede as adversidades, mas nos dá uma base sólida para enfrentá-las sem bagunçar toda nossa vida.

Para equilibrar esses três pilares, precisamos de recursos emocionais. Cada traço possui alguns desses recursos, mas eles podem ficar bloqueados se não tivermos cuidado.

Depois de entender os objetivos básicos de uma vida mais saudável e próspera, temos de pensar em seguida sobre o que nos leva a fazer escolhas boas que irão resultar nos objetivos esperados. 

Em primeiro lugar, temos de conhecer os obstáculos e o que precisa ser transformado em nossa própria vida. Isso só será possível através de autoconhecimento e autocuidado.

Como você funciona?

A percepção de si mesmo é o começo em toda prática de autocuidado. Para conseguir uma vida menos dolorosa e se manter no recurso, portanto, devemos começar com esse exercício.

Cada pessoa tem alguns traços que guiam a sua personalidade, suas ações e a forma como vê o mundo. Saber quais são esses traços, como eles interagem uns com os outros e como cuidar deles é o caminho para suportar os três pilares que você acabou de ver.

Se você quer conhecer melhor os seus próprios traços, o método mais rápido é fazer uma análise corporal. A partir daí será possível dizer quais são os seus recursos emocionais, e quais as formas de alcançá-los.

Tudo isso é autocuidado. Ele não envolve apenas as práticas ligadas ao corpo, e engloba todas as áreas da nossa vida, incluindo a emocional, que talvez não esteja recebendo a atenção merecida. Quantas vezes você se questionou por ser tão explosivo, por se sentir ansioso, por chorar demais, procrastinar, ou por estar apático ao longo dos dias, por exemplo?

Essa é uma jornada para toda a vida, e não deve ser algo pensado a curto prazo, mas sim num constante movimento de evolução e aprendizado.

O que são os recursos, exatamente?

Estar no recurso é viver em harmonia com sua essência, com quem você realmente é. É respeitar necessidades, acima de tudo, e saber suprir cada uma delas. Você não apenas é capaz de obter o básico para viver bem, como é responsável por essa tarefa.

Cada pessoa adulta tem de assumir a direção da própria vida, usando os relacionamentos não para transferir esse papel, mas para trocar, compartilhar, vivenciar e crescer junto com os demais.

O contrário do recurso é a dor. Ela faz com que nossos medos tenham controle sobre nossa forma de agir, e assim ficamos limitados pela insegurança, sem ir até onde o nosso potencial é capaz de nos levar.

Alguns exemplos do que é estar no recurso atendendo às necessidades dos traços de caráter:

  • O esquizoide é criativo, e poderá compartilhar suas ideais com pessoas que o ajudem a transformar sua visão em algo real.
  • O oral pode se conectar de tal forma que parece até adivinhar o que as pessoas pensam e sentem. Sua intuição fica mais aguçada e assertiva.
  • O psicopata usa sua habilidade de liderança para atingir seus objetivos, auxiliando as pessoas ao seu redor para que cada um desenvolva os próprios talentos.
  • O masoquista vai ficar mais seguro e confiante. Por ser o mais perfeccionista de todos os traços, estará focado nos detalhes e pode garantir que tudo saia como planejado.
  • Já o rígido no recurso sabe o que fazer e quando fazer. Ele terá processos para alcançar seus objetivos e e ter qualidade nas ações, sem perder a agilidade.

instagramComo atender às necessidades dos traços de caráter?

As necessidades dos traços de caráter vão ser únicas para cada um, e por isso devemos ter atenção individual com elas. Através da chave mestra, podemos negociar, proteger e cuidar de nossos traços de personalidade.

Esquizoide

Esse traço é, ao mesmo tempo, criativo e racional. Isso porque ele consegue criar um mundo só dele e “brincar” com a realidade, usando seus elementos de formas inovadoras. Dessa forma, o esquizoide também olha para o mundo com menos emoção, ficando mais apegado aos significados e funções das coisas.

Para impulsionar esses recursos você pode:

  • Ficar sozinho sem se preocupar;
  • Usar sua lógica, com jogos que exigem raciocínio, por exemplo;
  • Ter alguém para expor suas ideias sem se preocupar com o julgamento;
  • Buscar pessoas que te ajudem a organizar e executar suas ideias;
  • Ter um caderno de ideias, para escrever tudo que vier a mente e revisar só depois;
  • Exercer alguma atividade manual para criar mais (desenho, marcenaria, jardinagem…);
  • Investir algum tempo em jogos, livros, filmes e séries.

Oral

É um traço de sentimento e comunicação, que sente-se bem quando o seu corpo é estimulado pelo ambiente e pode se expressar indo muito além das palavras – pela pintura ou pela dança, por exemplo. Isso facilita a sua aproximação das outras pessoas, mas também cria uma dependência emocional, que pode ser preenchida com relacionamentos que lhe tragam ainda mais estímulos.

Para impulsionar esses recursos você pode:

  • Sentir mais, literalmente, estimulando visão, audição, tato, olfato e paladar;
  • Falar sem se preocupar com regras e julgamentos;
  • Estar com pessoas por perto, que aceitem o seu jeito único de ser e se expressar. Quando não puder fazer isso frente à frente, você pode usar redes sociais, ligações e afins, mas priorize o contato direto, com olhos nos olhos.
  • Ter formas de se proporcionar acolhimento e amparo sem depender de alguém para isso;
  • Momentos em que se sinta importante na vida das pessoas;
  • Saber identificar suas necessidades dos traços de caráter, ter clareza do que pensa e sente;
  • Expressar o que espera das pessoas sem esperar que adivinhem;
  • Utilizar a arte como forma de estimular o sentir (dançar ou cantar, por exemplo);
  • Ter cores expressivas nos seus ambientes, em pinturas e objetos;
  • Criar um “espaço de me acolher” com almofadas e cobertores para se cercar;
  • Sempre se perguntar o que EU QUERO.

Psicopata cuidando das necessidades dos traços de personalidade

O seu ponto forte é colocar as peças nos lugares certos. Isso diz respeito às pessoas e aos recursos (financeiros, ferramentas, etc.), fazendo com que esse traço seja um poderoso líder. Antes de mais nada, esse traço encontra os recursos quando está no controle da ação.

Para impulsionar esses recursos você pode:

  • Momentos onde você possa vender algo e negociar;
  • Atenção voltada para si e que controle das situações;
  • Ser reconhecido por quem você é, e não apenas pelo que pode fazer;
  • Situações onde esteja seguro, possa confiar e relaxar sem articulações ou manipulações;
  • Conectar pessoas e ou coisas, liderando em prol de todos os envolvidos;
  • Fazer trocas justas (eu faço isso por você e você faz isso por mim);
  • Se desafiar em novos hobbies, novos lugares…

Masoquista

É um traço com grande capacidade para organizar e manter o controle das situações, atuando bem numa posição de gerência, por exemplo. Também é capaz de ouvir os outros e entender o que eles precisam, criando planos bem formulados para atender essas demandas.

Para impulsionar esses recursos você pode:

  • Estar em espaços seguros, onde pode falar o que sente e pensa sem ser julgado;
  • Organizar algo, criar métodos para agir;
  • Ter uma pessoa de confiança ou até mesmo um caderno para descarregar suas emoções;
  • Falar “não quero” quando sentir que não quer nem deve assumir as tarefas dos outros;
  • Escolher bem o que vai carregar em suas emoções e por que;
  • Trabalhar a autoestima e a confiança em si mesmo;
  • Se exercitar utilizando a força (lutas, musculação e afins);
  • Criar listas para gerenciar pensamentos, se organizar e ter segurança. Você pode anotar, por exemplo: O que falta para eu tentar meu objetivo, o que me incomoda, o que eu carrego e não é meu?

e-book traços de caráter roxo

Rígido atendendo às necessidades dos traços de caráter

Tem um poder enorme de conquista e atração, que também podemos chamar de charme. Seus recursos envolvem uma grande clareza para dizer: é isso que eu quero; assim como o foco para encontrar a melhor forma de conseguir seu objetivo.

Para impulsionar esses recursos você pode:

  • Agir e se movimentar com amplitude, expandindo sua energia vital;
  • Ter atenção voltada para si;
  • Ser reconhecido por algo que faz bem;
  • Buscar novos desafios;
  • Criar metas executáveis e alcançá-las;
  • Cuidar bem da vida sexual e afetiva;
  • Se cuidar bem, trabalhando o amor próprio.

Luiza, me ensina a cuidar das necessidades dos traços de caráter?

Depois dessa conversa sobre cuidado, equilíbrio emocional, recursos e formas de atender às suas necessidades dos traços de caráter, que tal parar um pouco e rever como anda sua prática de autoconhecimento?

Você tem tirado um tempo para se descobrir melhor, entender as suas emoções, bem como as pessoas e coisas que te fazem bem? Se não está fazendo isso, eu posso afirmar que não está cuidando bem da sua vida!

O conhecimento de si e a evolução caminham juntos – não há como ser melhor sem entender bem o que está acontecendo agora. O foco dessa evolução não é tornar-se perfeito, mas cuidar bem de você, na SUA jornada, no SEU tempo.

Vamos lá, dar o primeiro passo?

Você pode começar por uma análise corporal, para saber quais são os seus traços e como eles funcionam – afinal não dá pra cuidar bem do que a gente não conhece, certo?

Faça a sua Mini-Análise Corporal gratuita!

e-book traços de caráter

ENTENDA SEUS TRAÇOS DE CARÁTER  E APRENDA A SAIR DA DOR

E-BOOK TRAÇOS DE CARÁTER + 2 bônus